HOME

Home

Marta: da infância pobre ao estrelato mundial

Saiu no site METRÓPOLES

 

Veja publicação original:     Marta: da infância pobre ao estrelato mundial

.

Em 2012, o ‘Caldeirão’ foi até a Suécia para entrevistar a jogadora, dona de seis Bolas de Ouro

.

Se em algum momento da sua vida você escutou ou leu algo sobre futebol feminino então conhece Marta Vieira da Silva, ou simplesmente Marta. Maior jogadora da história do esporte com seis Bolas de Ouro, a brasileira, de 33 anos, chega ao seu quinto mundial com a responsabilidade ainda mais elevada de levar a Seleção Brasileira feminina ao seu primeiro título de Copa do Mundo Feminina da FIFA, desta vez na França. Os Estados Unidos são os maiores campeões com três conquistas.

.

Mas se engana quem pensa que a vida de Marta foi só glamour. Nascida no interior do Alagoas, a jogadora teve uma infância muito pobre, saindo de casa aos 14 anos. Em entrevista ao Caldeirão, em 2012, a camisa 10 da Seleção relembrou um pouco sua juventude, época em que faltava dinheiro até para as coisas mais básicas.

.

“Foi uma infância muito sofrida. Não tinha nem dinheiro para comprar o que a gente necessitava, quanto mais uma câmera. Não tem registro (da infância). É uma coisa que sinto saudade, queria ter como mostrar. Acho que a foto que tenho que era menor tinha 9 anos” , falou Marta.

Marta se emociona ao relembrar infância — Foto: Tv Globo

Marta se emociona ao relembrar infância — Foto: Tv Globo

.

Vivendo nos Estados Unidos desde 2017, quando deixou o Rosengard, da Suécia, para defender o Orlando Pride, Marta hoje vive com o conforto merecido após anos de luta no esporte. Momento que não é reflexo de seu passado nos tempos em que ainda dava os primeiros passos no futebol. Ao apresentador Luciano Huck, a jogadora se emocionou ao contar como era sua casa.

.

“Não era nem uma casa, era um salão dividido em cômodos, separado com tecido. Me vejo naquela situação muitas vezes.”, contou para Luciano Huck.

.

Marta posa com seus seis prêmios de Melhor Jogadora do Mundo — Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF

Marta posa com seus seis prêmios de Melhor Jogadora do Mundo — Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF

.

“Saí de Alagoas com 14 anos. Até aos 14 anos joguei em times masculinos e algumas vezes femininos.”

.

“Um rapaz que trabalhava em um clube me via jogar sempre lá (em Alagoas). Depois que ele veio para o Rio, disse: ‘Vamos tentar trazer a Marta para fazer um teste. Era o Vasco, Fluminense, naquela época. Não tinha nada a perder, então eu vou. Fiquei deslumbrada que aquilo tudo só via pela TV. Fiquei meio assustada”.

.

.

Carteirinha de Marta na Ferj nos tempos de Vasco — Foto: Divulgação/Vasco da Gama

Carteirinha de Marta na Ferj nos tempos de Vasco — Foto: Divulgação/Vasco da Gama

.

.

Reconhecimento fora de campo

.

Além de levar sua sexta Bola de Ouro como Melhor Jogadora de Futebol em 2018, Marta foi nomeada Embaixadora da ONU Mulheres, com o objetivo de apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres pelo mundo.

.

“Estou totalmente comprometida em trabalhar com a ONU Mulheres para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial. Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”, disse a atleta durante a posse.

.

.

Maior Artilheira de Todas as Copas do Mundo Femininas FIFA

.

Em 2015, Marta chegou a incrível marca de 15 gols em Copas do Mundo Femininas FIFA, virando a maior artilheira da história do torneio, realizado pela primeira vez em 1991.

.

.

Marta é a Maior Artilheira da história da Copa do Mundo Feminina — Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF

Marta é a Maior Artilheira da história da Copa do Mundo Feminina — Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME