Saiu no site PEIXOTO LUPOLI
Veja publicação original: Mãos EmPENHAdas é replicado em salões de beleza de SP
.
“Muito orgulhosa e feliz por ver nosso projeto Mãos EmPENHAdas Contra a Violência replicado em São Paulo, por meio do meu querido colega Mário Rubens Assumpção Filho, da competentíssima promotora Gabi Manssur, no salão Jacques Janine, que já é nosso parceiro em Campo Grande! Muito sucesso!”.
.
As palavras são da juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Mulher em MS e idealizadora do projeto Mãos EmPENHAdas Contra a Violência do Tribunal de Justiça de MS, uma iniciativa inédita no país ao propor que profissionais da beleza sejam agentes no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
.
Com o programa, manicures, cabeleireiras e depiladoras tornam-se multiplicadoras de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres, disseminando orientações de como combater e denunciar os abusos. Os estabelecimentos parceiros têm um Selo de Parceria para identificar a participação na campanha.
.
A proposta desenvolvida em Mato Grosso do Sul desde 2017 fez tanto sucesso que serviu de inspiração para outras unidades da federação. Nesta quinta-feira (11), a promotora paulista Gabriela Manssur, acompanhada do juiz Mário Rubens Assumpção Filho, anunciou em suas redes sociais o início do projeto em salões de beleza Jacques Janine da capital paulista. Gabriela fez questão de ressaltar que a iniciativa partiu da juíza de MS.
.
“Hoje eu estou muito feliz porque estamos dando início à multiplicação de um projeto chamado Mãos EmPENHAdas, desenvolvido e idealizado pela juíza Jacqueline Machado, de MS. É a capacitação e informação para cabeleireiras, manicures e todas as pessoas que trabalham em salões de beleza, para que possam informar suas clientes e perceber quais delas são vítimas de violência doméstica. Vamos desenvolver o projeto em todos os salões de beleza de SP”, disse a promotora.
.
Muitos estados brasileiros estão replicando a ideia que nasceu na Coordenadoria da Mulher do TJMS. A proposta foi inclusive usada como inspiração para a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançar a campanha “Salve Uma Mulher”.
.
Além disso, a juíza Jacqueline Machado ganhou o prêmio nacional de Direitos Humanos 2018, quando foram inscritos mais de 70 trabalhos, de todas as regiões do Brasil, e na categoria Mulher destacou-se o Mãos EmPENHAdas Contra a Violência.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.