Saiu no site O REPÓRTER REGIONAL
Veja publicação original: Mãos emPENHAdas capacita no dia 16/9 salões de beleza para combater violência contra mulher
.
O projeto “Mãos emPENHAdas” foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS)
.
A Secretaria Municipal da Mulher convida profissionais de beleza e estética de Embu das Artes para participar do projeto “Mãos emPENHAdas – contra a violência”, uma capacitação que tem o objetivo de lhes oferecer conhecimento para a percepção de sinais de violência doméstica contra a mulher que possam existir entre suas clientes.
.
A capacitação gratuita será ministrada pela promotora de Justiça, Gabriela Manssur, e acontecerá no dia 16/9 (segunda-feira), das 10h às 12h, na Câmara Municipal de Embu das Artes. Poderão participar cabeleireiros, esteticistas, depiladoras, manicures, maquiadoras, entre outras. Não é necessário se inscrever e haverá emissão de certificado.
.
A intenção do projeto é que profissionais tornem-se agentes multiplicadores de informação para o combate à violência contra a mulher, auxiliando esse público no aconselhamento e direcionamento à rede de serviços públicos especializados existentes, que cuidam desses casos. Os tipos de violência contra elas podem ser identificados como físico, sexual ou psicológico, como, por exemplo, por meio da humilhação, do controle financeiro e do machismo.
.
Segundo a promotora Gabriela Manssur, o projeto tem um potencial grande de êxito pois abre mais um espaço de acolhimento para mulheres, munindo-as de conhecimento e possibilitando uma solução que pode salvar suas vidas.
.
“Clientes vão com frequência ao cabeleireiro e profissionais de salão acabam se tornando pessoas íntimas e de confiança, e essa aproximação pode favorecer a revelação delas de estarem sofrerendo algum tipo de violência. O papel nesse momento é de ouvir, dar sugestões e indicar saídas, sem julgar, informando-as sobre as redes de apoio”, afirma a promotora.
.
O projeto “Mãos emPENHAdas” foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS). Aqui no estado de São Paulo está sendo aplicado pela iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo e, em Embu das Artes, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher. Foi idealizado pela juíza Jaqueline Machado, do TJ-MS, e chegou a São Paulo por meio do juiz Mario Rubens Assumpção Filho e da promotora de Justiça Gabriela Manssur.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.