Saiu no BRASIL DE FATO
Leia a Publicação Original
Uma “chave para recuperar a ética na política”, é dessa maneira que as organizadoras do livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras definem o objetivo da obra, que reúne textos de pensadoras pretas significativas para o Brasil.
Entre as autoras estão nomes como: Áurea Carolina, Benedita da Silva, Marielle Franco, Leci Brandão, Talíria Petrone e Lélia Gonzalez. As reflexões transitam por diversas áreas. Em artigos, entrevistas e projetos de lei há soluções, caminhos e debates sobre saúde, direitos reprodutivos, violência, cultura, justiça ambiental, entre outras.
::Julho das pretas: mulheres negras pela libertação::
Embora a coletânea traga reflexões de nomes específicos e simbólicos, o principal aspecto que compõe a narrativa é o da coletividade. Os escritos expõem visões críticas e propostas de soluções para problemas históricos, a partir de um ponto de vista único e que tem contato direto com a desigualdade no cotidiano.
A socióloga Ana Carolina Lourenço, uma das organizadoras do livro, explica que há um denominador comum, a reflexão sobre a raiz dos problemas: “Tem uma característica muito transformadora nesses textos”.
::Artigo | Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha::
Ela conta que o projeto dá espaço também para ideias que não avançaram quando propostas. Mesmo que tenham “perdido na arena pública”, as reflexões ainda representam possibilidades de avanço para os dias atuais.
“Esse é um repositório criativo, inovador e a gente pode se voltar a ele, porque ali tem respostas, soluções para saída da crise social, política e econômica que a gente está vivendo hoje. É um pouco de inspiração, de capacidade de transformação e de mudança”, reflete a socióloga.