Saiu no Extra
Leia a Publicação Original
As ativistas Clátia Vieira e Luciene Lacerda, duas das principais lideranças do movimento de mulheres negras no Rio, e que trabalharam para realização no último domingo da Marcha das Mulheres Negras, em Copacabana, vão ser homenageadas com as maiores honrarias da Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira (3).
As duas vão receber Medalha Chiquinha Gonzaga (Clátia) e Medalha Pedro Ernesto (Luciene), propostas pela vereadora Thais Ferreira (PSOL), uma das únicas parlamentares negras do legislativo carioca, em uma solenidade que também marca o encerramento do “Julho das Pretas”, o mês de ativismo pela causa das mulheres negras para as organizações sociais.
Clátia tem histórico de atuação em coletivos do Morro da Coroa e é uma das representantes do Rio de Janeiro no Fórum Nacional das Mulheres Negras há anos. Além disso, já foi presidente da Associação de Moradores do Morro da Coroa. Luciene, por sua vez, é uma das idealizadoras do movimento 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, no Brasil, inspirado pela luta conta o apartheid na África-do-Sul, e atua principalmente em posições de destaque na UERJ – onde coordena a Comissão de Direitos Humanos de Combate às Violências.