Saiu no site R7
Veja publicação original: Libertadores feminina entra na semifinal com dois times do Brasil
.
Santos, de São Paulo, e Iranduba, de Manaus disputam título de competição continental com Colo-Colo, do Chile, e Atlético Huila, da Colômbia
.
Por Carla Canteras
.
Não é só a Libertadores masculina que está na fase decisiva. O torneio feminino vai conhecer o campeão no próximo dia 2. Com uma fórmula de disputa diferente, nesta quinta (29), acontecem os dois jogos das semifinais, na Arena da Amazônia, em Manaus. Atlético Huila e Iranduba jogam às 20h. Santos e Colo-Colo se enfrentam às 22h30.
.
O torneio de 2018 é a décima edição da Libertadores feminina. Diferente da disputa entre os homens, a competição das mulheres acontece em uma única sede, por aproximadamente 15 dias. Neste ano, os jogos são preferencialmente na Arena Amazônia — duas rodadas da primeira fase foram disputadas no campo do Clube do Trabalhador para preservar o gramado do estádio principal.
.
Desde do último dia 18, 12 equipes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Uruguai, Bolívia, Venezuela e Paraguai, disputaram 16 partidas, da primeira fase. Os times foram divididos em três grupos. Os campeões de cada chave e o melhor segundo colocado passaram para a semifinal.
.
.
Rosana é um dos destaques das Sereias da Vila
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/divulgação Santos FC
.
.
.
Favoritismo
.
O Santos é o favorito ao título, que já conquistou duas vezes, em 2009 e 2010. As Sereis da Vila formam o único time que está com 100% de aproveitamento: três jogos e três vitórias.
.
O destaque entre as santistas é a meia Rosana, medalhista olímpica em Atenas 2004 e Pequim 2008. Aos 36 anos, a capitã do time voltou na última rodada da primeira fase depois de ficar dois meses parada por causa de contusão.
.
“Sofri poucas lesões na minha vida e, em todas, as recuperações foram muito boas e rápidas. Claro que é muito difícil estar 100% depois de ficar se recuperando por quase dois meses. Mas me senti bem contra o Sport Girls e criei uma expectativa muito boa para a sequência da competição”, afirmou Rosana, ao site do Santos.
.
.
.
Iranduba tem a pior campanha da primeira fase
Divulgação Iranduba
.
.
.
De convidado à semifinalista
.
O Iranduba, de Manaus, entrou na Libertadores como convidado do país anfitrião do torneio. Na primeira fase conseguiu uma vitória e dois empates. Se classificou como primeiro do Grupo C, mas tem a pior campanha entre os semifinalistas.
.
De acordo com Igor Cearense, técnico do time, questões emocionais fizeram com que o time não conseguisse uma campanha melhor.
.
“A ansiedade foi um problema em todos os jogos. Sempre peço para elas que tenham calma pra definir. Precisamos melhorar isso e acertar as finalizações. Temos muito para melhorar.”
.
.
.
.
.
.
As gringas
.
Entre os times estrangeiros estão o conhecido Colo-Colo, do Chile. As adversárias do Santos na semifinal foram campeãs da Libertadores em 2012. Na primeira fase, estavam no Grupo B e se classificaram como melhor segundo lugar, com duas vitórias e uma derrota.
.
.
Já o time amazonense vai enfrentar o vencedor do Grupo A, o Atlético Huila, da Colômbia. As colombianas conseguiram duas vitórias e uma derrota. O grande feito do Atlético foi eliminar o Audax, time brasileiro que é o atual campeão da Libertadores.
.
.
.
Premiação
.
Enquanto a Libertadores masculina distribui aproximadamente R$ 23 milhões ao campeão, e R$ 11 milhões ao vice, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não divulga a premiação feminina.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.