HOME

Home

Informativo em seis idiomas orienta mulheres migrantes e refugiadas no combate à violência doméstica durante a pandemia

Saiu no site MPT-PR

Veja publicação original:  Informativo em seis idiomas orienta mulheres migrantes e refugiadas no combate à violência doméstica durante a pandemia

 

 

Material foi idealizado por diversas instituições e contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR)

 

Curitiba – Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram para um aumento global da violência doméstica, em razão da pandemia da Covid-19. O Brasil, por exemplo, teve um aumento de 9% nos atendimentos do disque-180 desde o início de março.

Como forma de auxiliar mulheres migrantes em situação de vulnerabilidade – uma parte da população bastante atingida pelo aumento na violência doméstica agravada pelo isolamento –, foi desenvolvido um informativo para distribuição virtual para apoio a ações de combate à violência doméstica em seis línguas: português, francês, creole, árabe, inglês e espanhol.

A proposta é mostrar que as vítimas não estão sozinhas na luta contra a violência durante a quarentena. Traz informações sobre o que é a violência doméstica e como reconhecê-la, informa quem e onde procurar (com urgência ou não), além dos os serviços oferecidos para atendimentos em vários órgãos protetivos.

Parcerias – Realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o material foi idealizado pelo Programa de Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), em parceria com o programa Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), a Cátedra Sérgio Vieira de Melo e os cursos de Psicologia e Design a Universidade Federal do Paraná (todos da UFPR).

O MPT-PR apoia a iniciativa e destina recursos provenientes de indenizações trabalhistas para bolsas de duas estudantes que dão apoio à Delegacia da Mulher e ao Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), quando há denúncias de violência contra a mulher no âmbito doméstico ou no trabalho.

 

Acesse o material:

Português

Creole

Francês

Inglês

Espanhol

Árabe

Matéria também disponível no site: http://prt9.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-pr/45-noticias-prt-curitiba/1418-informativo-em-seis-idiomas-orienta-mulheres-migrantes-e-refugiadas-no-combate-a-violencia-domestica-durante-a-pandemia

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME