Muito feliz em ter participado do II Simpósio (Des) construindo Ideias de Violências de Gênero Familiares: Relações, Poder e Políticas Públicas, na última sexta – feira (04/11), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais, sob direção da ONG SOS Mulher e Família.
A SOS Ação Mulher e Família de Uberlândia é uma Organização Não-Governamental, de Utilidade Pública, constituída em 1997, que oferece serviços gratuitos e atua na intervenção em casos de violência de gênero, doméstica, conjugal e intrafamiliar, seja física ou não física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
A abertura do evento foi sobre ‘’Imagens e Imaginários da Violência de Gênero’’, pela Dra. Karla Bessa, Pós Doutora pela Kings College em Londres; Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/UNICAMP; Professora de Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unicamp e possui vários trabalhos relacionados ao tema.
Em seguida, minha fala foi sobre o projeto Tempo de Despertar – Ressocialização do Agressor, programa realizado em Taboão da Serra, São Paulo, que tem como metas a desconstrução do machismo, a reflexão e conscientização sobre a violência contra as mulhers, fazendo com que os agressores se responsabilizem pelos seus atos. O principal objetivo é evitar a reincidência.
Agradeço o convite da Claudia Costa Guerra, que é consultora, Professora Universitária e Mestre em História pela USP-SP e doutoranda em História pela UFU sobre violência de gênero e doméstica, militante na área e integrante da ONG SOS MULHER e FAMÍLIA, o carinho da Amanda Gondim Advogada – Direito UFU, Coordenadora do Praia Jurídica Delegação UFU. Foi um evento incrível, com a interação de todos/as participantes. Obrigada a todas as meninas lindas e competentes que conheci e que me inspiram ainda mais a lutar em prol dos direitos das mulheres.