Saiu no R7.
Veja a Publicação original.
Professoras e estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que integram a equipe do projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, lançaram nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o livro de passatempos Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1, que pode ser acessado e impresso gratuitamente por meio do link.
Por meio de atividades lúdicas, como caça-palavras e desenhos para colorir, o primeiro volume conta as trajetórias de 15 cientistas negras brasileiras de diferentes áreas do conhecimento.
“Entendemos que é importante tratar do tema neste formato como modo de informar por meio de uma linguagem que possa ser convidativa a diferentes públicos”, afirma a UFPR em nota no blog oficial do livro.
O material impulsiona a Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para as temáticas de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução da Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Além do livro, o projeto lançará ainda outros passatempos em formato online sobre o tema. Também estão em produção materiais didáticos analógicos, como livros impressos e jogos. A partir de 2021, escolas e pessoas físicas poderão realizar empréstimos para o trabalho em sala de aula e/ou remoto.