HOME

Home

Golpe no WhatsApp usa Outubro Rosa para atrair vítimas

Saiu no site R7

 

Veja publicação original:  Golpe no WhatsApp usa Outubro Rosa para atrair vítimas

.

Criminosos usam a visibilidade de campanhas e datas comemorativas para chamar a atenção dos usuários do aplicativo de mensagens

.

Por Pablo Marques

.

O WhatsApp é uma ferramenta útil no dia a dia, mas também pode oferecer riscos aos usuários mais descuidados. Um novo golpe que circula pelo aplicativo aproveita a visibilidade da campanha Outubro Rosa, que alertar mulheres sobre o câncer de mama, para atrair vítimas.

.

A mensagem de divulgação da suposta promoção diz que “as maiores lojas do Brasil” estão distribuído camisetas da campanha gratuitamente. Para receber o brinde, é necessário acessar um link, que direciona para um questionário falso.

.

Golpe no WhatsApp espalha promoção falsa para o Outubro RosaGolpe no WhatsApp espalha promoção falsa para o Outubro Rosa
Reprodução

.

Assim como em golpes anteriores, é preciso responder algumas perguntas bem simples e, na sequência, é exibido um pedido para compartilhar a mensagem recebida.

Suposta promoção pede compartilhamentos em troca de um brindeSuposta promoção pede compartilhamentos em troca de um brinde
Reprodução

.

Ao decidir enviar a promoção falsa para amigos e familiares, surge um pedido para fazer o download de um VPN (rede privada virtual). Dessa forma, além de aumentar os acessos do link, também impulsiona a monetização por número de vezes que o programa sugerido é baixado.

.

“Podemos ver que o criminoso ganha de muitas formas, seja pelos milhares de page-views no site da enquete com propagandas, seja em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de programas maliciosos, como já vimos anteriormente”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

.

As mensagens que espalha golpes na internet custam seguir um padrão. Em geral, prometem prêmios, brindes e vantagens em troca de compartilhamentos. Na dúvida, não clique nos links, tente confirmar as informações recebidas em páginas oficiais na internet e não envie nada para outros usuários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME