Hoje, (25/11) participei mais uma vez do III Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e da II Diversidade Sexual – Fórum Unificado, sobre ”II Debate de Equidade e Igualdade de Gênero e seu Impacto na Defesa e Garantia dos Direitos Humanos”.
O objetivo é fazer uma reflexão sobre a cultura machista, misógina, sexista, violenta e sobre as questões que permeiam a violência contra a mulher e de que forma trabalhar a desconstrução desta cultura na sociedade, fomentando uma importante reflexão acerca da violência de gênero que tem feito tantas vítimas todos os anos.
Palestrei sobre o Processo de Reeducação do Homem Autor de Agressão – ”Experiência de o Projeto Despertar”.
Compuseram a primeira Mesa Temática – Diversidade Sexual a Dra. Fabiola Santos Lopes – Política Nacional de Saúde da População LGBT; Dra. Marina Ganzarolli – Direitos Humanos e Políticas Públicas para população LGBT; Márcio Eduardo Carneiro – Promoção da Desconstrução do Machismo e a Efetivação da Política Pública LGBT – Repensar o Papel de Atuação da Secretaria de Segurança em Conjunto com a Rede de Atendimento; Márcio Eduardo Carneiro – Pós-graduado em Regulação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês, falou sobre a Promoção da Desconstrução do Machismo e a Efetivação da Política Pública LGBT – Repensar o Papel de Atuação da Secretaria de Segurança em Conjunto com a Rede de Atendimento.
A segunda mesa temática – Enfrentamento à Violência contra Mulher, foi composta pelo Filósofo Sérgio Barbosa – A Filosofia Humana – Críticas ao Machismo e sua configuração na Violação dos Direitos Humanos das Mulheres – Como desconstruir – uma análise crítica ao sistema do patriarcado e da cultura da violência contra mulheres; Dr. Leandro Feitosa de Andrade – A Psicologia e a desconstrução do Machismo – Como trabalhar com homens autores de agressão A Psicologia como um estudo da construção humana via educação machista; Dra. Sueli Amoedo – Atuação da Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra – Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no Processo de Reeducação do Homem Autor de Agressão – “Experiência de o Projeto Despertar” e Dra. Tatiane Moreira Lima – O papel do Judiciário em conjunto com a Rede de Atendimento e seus atores na garantia e efetivação dos Direitos das Mulheres em situação de violência.
É muito gratificante ver como a cada encontro, a mulher está cada vez mais presente nas discussões: Assistentes sociais, psicólogas, servidoras públicas, gestoras dos projetos de acolhimento à vítima, advogadas, delegadas, mãe, irmã, enfim, a mulher se empodera a cada momento e isso é gratificante para nós, que trabalhamos tanto por essa liberdade.
Foi um evento muito enriquecedor que contribuiu ainda mais para debater e esclarecer todas as dúvidas sobre esse tema.
Meus agradecimentos à ANA CLÁUDIA VICTORIANO e LUCIANA RIBEIRO, ambas da Secretária de Políticas para Mulheres de Barueri, pelo ilustre convite, Foi uma honra ter participado.