Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: debate e avaliações de Prudente
Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015
O Centro Universitário ‘Antonio Eufrásio de Toledo’ de Presidente Prudente sediou, nesta sexta-feira (27/11), a 7ª edição do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
De acordo com a coordenadora do Creas Mulher (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Simone Duran, o fórum, que foi realizado durante toda manhã, foi um momento especial para discussão da violência contra a mulher.
“Os índices dessa violência só aumentam e isso precisa parar. E só vai parar com mobilização, organização e ação, e é isso que fizemos, discutimos o que existe no município, avaliamos os resultados e o que precisa ser feito para conter essa onda de violência que vem aumentando cada vez mais no Brasil. Saiu o mapa da violência e o Brasil ocupa a 5ª posição como o país mais violento contra a mulher. A proposta é nos organizarmos para enfrentar esse tipo de violação de direitos”, destaca.
Questionada sobre quais serviços há em Prudente, Simone informa existe a Rede Mulher, que é uma organização de vários serviços como o Creas da Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e polícias Civil e Militar. “Nos organizamos e nos encontramos constantemente, discutimos os casos e a organização das ações e vimos evoluindo”, ressalta.
Simone diz ainda que o Creas é o órgão responsável por atender as mulheres na superação da violência. “Conseguimos resultados interessantes. Além disso, observamos é que a mulher, se não tiver apoio profissional não consegue romper a violência. Portanto, o serviço tem que aumentar, nos bairros, nas periferias, enfim, todo mundo tem que falar sobre o que está acontecendo para que possamos saber e ter uma intervenção”, expõe.
Com o tema ‘Gênero e Paternidade: Elos de Prevenção à Violência contra a Mulher’, o evento contou com a participação dos conferencistas Sérgio Flávio Barbosa, filósofo, e Maria Gabriela Prado Manssur, promotora pública. Além desses, contou com participação do Núcleo de Atenção ao Homem, que atende aqueles que cometem a violência, e depoimento das funcionárias que trabalham com as mulheres no Creas.
Realizado pela Prefeitura, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e Creas – através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Mulher com apoio da Rede Mulher –, o evento reuniu mais de 100 pessoas no Anfiteatro ‘Dr. José Cupertino D’Arce’.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Fonte Original da matéria: www.presidenteprudente.sp.gov.br