Hoje, (01/12) finalizamos o último dia da 3a. Edição do programa de ressocialização do agressor “Tempo de Despertar” em Taboão da Serra/SP. É um projeto que foi criado com muita dedicação, visando a transformação cultural e a desconstrução do machismo por meio de informação e a ressocialização do autor de violência doméstica. Todavia , tem como objetivo principal prevenir a reincidência e acompanhar as mulheres vítimas.
Por trás de uma mulher agredida existe um homem agressor, e se eles são o prelúdio do problema, é com eles que devemos trabalhar, desconstruindo padrões comportamentais que causam violência.
Contamos com a ilustre presença do vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, grande incentivador do nosso projeto e com a presença da Secretária da Saúde dra. Raquel Zaicaner, com quem sempre podemos contar nos trabalhos realizados na prevenção e cuidado com as Mulheres do Município.
Em homenagem ao “Dia Mundial de Combate à AIDS” comemorado em 01/12, tivemos a honra de ter como palestrante o dr. Ricardo Moraes, psicólogo, advogado e Diretor da Clínica DST AIDS de Taboão da Serra.
Também esteve presente Giovanna Furlan, bailarina de Taboão da Serra, que foi aprovada na Escola Bolshoi em Santa Catarina, que nos encantou com sua angelical apresentação e que metamorfoseou o ambiente com doçura e talento, e o diretor da UBS Silvio Sampaio Thiago Kenji Tateishi, que nos fascinou com as músicas de seu violino.
A nossa proposta de trabalho é uma reflexão sobre como esses homens autores de violência conduzem seus relacionamentos e tratam as mulheres, o que há por trás da vida cotidiana desses agressores, buscando no histórico familiar, na conduta social a possível causa dessa conduta violenta, bem como identificar fatores de risco que acentuam comportamentos violentos (por exemplo: álcool, droga, ciúmes, desemprego).
Nosso propósito também é promover a reinserção deles na sociedade e principalmente salvar a vida das mulheres. Apesar de ser um projeto trabalhoso, é muito eficaz na desconstrução do machismo, na busca da igualdade de gênero e na prevenção da violência contra a mulher. Desde o início da 3a edição, nenhum dos 20 participantes reincidiram ou descumpriram as medidas protetivas. Ou seja, índice reincidência ZERO.
O encerramento contou com a palestra do Monsenhor Aguinaldo, do Santuário Santa Teresinha, também em Taboão da Serra, que comoveu a todos com sua iluminada presença e as palavras muito bem colocadas, com um voto de paz para todos.
Entregamos, ao final, os certificados aos participantes e alguns deles deram depoimentos que nos faz acreditar ainda mais nesse projeto:
“O curso nos deu um choque de realidade”
“Eu particularmente aprendi bastante, devido o controle emocional, né? Porque às vezes você perde um pouquinho do controle por uma coisa que você poderia pensar mais, e evitar acontecer. Aprendi a ter mais conhecimento com o que a gente aprendeu aqui e valorizar mais a mulher no dia a dia, dar mais atenção para ela e para os filhos, ter mais tempo para ela e para os filhos também”.
“Para mim foi muito válido, a partir do momento que comecei aqui eu passei enxergar o mundo feminino de uma forma diferente, eu vejo que temos que estar dentro do mundo feminino, para compreender mais elas. O Machismo não leva a nada, só leva a violência”.
“Eu cheguei aqui com outra visão, cheguei um pouco preocupado, um pouco tenso, porém, no decorrer do curso, fui vendo que é totalmente diferente, pude ver o lado da Mulher, e que antigamente eu via mais o meu lado do que o dela. E ai eu aprendi como me comportar, como parar quando tiver uma discussão, pensar e analisar”.
“Eu sou um cara mais flexível hoje, antigamente eu não tinha muito diálogo e nem muita conversa”.
Percebemos que alguma mudança ocorreu na mente e no coração desses homens ao longo de quatro meses de encontros, conscientização, reflexão, responsabilização e arrependimento.
Eu acredito na capacidade de transformação das pessoas e na desconstrução do machismo. Já estou me organizando para iniciar a 4a edição do projeto e leva-lo para outras cidades do Estado
Meus sinceros agradecimentos à participação de todos. É uma honra compartilhar esse trabalho com pessoas que realmente se preocupam com a prevenção da violencia contra a mulher .
Quero agradecer em especial, as pessoas que trabalharam arduamente e contribuíram para que esse programa obtivesse esse grande resultado: Ministério Público de Taboão da Serra, Prefeitura Municipal, Secretária de Saúde, Sérgio Barbosa, coordenador do projeto e companheiro de jornada.
Dra. Sueli Amoedo, Coordenadora da Coordenadoria dos Direitos da Mulher com suas Psicólogas e Assistentes Sociais e toda sua equipe.