Saiu no site HYPENESS
Veja publicação original: Filósofa e ‘rainha’ do feminismo negro Angela Davis vem ao Brasil em outubro
.
Angela Davis já está com data marcada para voltar ao Brasil. Depois de breve passagem por Salvador, onde discursou na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ícone do feminismo negro desembarca no Rio de Janeiro e São Paulo para lançar um novo livro.
.
.
De acordo com informações de Mônica Bergamo, a norte-americana promove, em outubro, o livro ‘Uma Autobiografia’e participa da conferência ‘Liberdade é uma Luta Constante’, parte do ‘Seminário Internacional Democracia em Colapso’, promovido pela editora Boitempo e o Sesc SP.
.
.
Pantera negra, inspiração e na ativa
.
Aos 75 anos, Angela Davis segue ativa e envolvida em diferentes frentes, que em comum possuem a luta pela emancipação negra e a liberdade. Duas publicações de sua autoria, ‘Mulheres, Raça e Classe’e ‘Mulheres, Cultura e Política’, arrebataram o público no Brasil nos últimos anos.
.
Sua postura abriu o caminho para o surgimento de novas correntes do feminismo negro e expoentes como a assistente social e mestranda soteropolitana Carla Akotirene, que lançou há pouco o livro ‘O Que é Interseccionalidade’, parte da série ‘Feminismos Plurais’ da editora letramento.
.
.
Ativista dos Panteras Negras e ex-membra do Partido Comunista na década de 1960, Davis chegou a ser presa, perseguida pelo FBI e acusada de conspiração. Em entrevista recente ao El País, ela afirmou que “o racismo hoje volta a ser mais violento e explícito”.
.
A filósofa, porém, ressaltou os movimentos contrários de esquerda. “Como #MeToo e Black Lives Matter são resultado do trabalho de várias gerações. A percepção da injustiça e da desigualdade é mais profunda”, concluiu.
.
Para conhecer mais sobre a trajetória de Angela Davis, o Hypeness recomenda o documentário ‘Libertem Angela Davis’, lançado por Shola Lynch, em 2014.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.