HOME

Home

Ex-chef do Café com Letras é indiciado por tentar estuprar auxiliar de cozinha

SAIU NO SITE BHAZ:

A Polícia Civil indiciou um renomado chef de cozinha de Belo Horizonte por tentar estuprar uma de suas auxiliares durante o intervalo do expediente na unidade do Café com Letras que fica na Praça da Liberdade. A informação foi confirmada pela corporação nesta segunda-feira (10). A vítima – uma mulher casada há 10 anos e mãe de quatro filhos – afirmou em seu depoimento que foi abordada ao ir até o carro do superior para receber um adiantamento do salário. Ela ainda denunciou a rotina de assédio por parte do profissional no local de trabalho.

Uma outra funcionária do mesmo estabelecimento também procurou a Polícia Civil para denunciar a postura abusiva por parte do profissional. As apurações referentes aos casos se iniciaram no mês de janeiro. A delegada Camila Miller ouviu testemunhas que relataram atitudes inadequadas por parte do chef Leandro Pimenta, de 38 anos, no restaurante. Ele foi indiciado em dois inquéritos: um referente a assédio sexual e a tentativa de estupro, e outro de assédio sexual.

No mês de janeiro, em entrevista ao Bhaz, a auxiliar de cozinha contou que tentativa de estupro ocorreu na noite de um domingo. No início do expediente, ela pediu aos gerentes do estabelecimento um adiantamento do salário. Já no fim do dia, Leandro teria chamado a vítima para ir até seu carro. Acreditando que receberia o dinheiro solicitado, a mulher acompanhou o superior em uma rua próxima à Praça da Liberdade.

“Antes, ele me disse que pediu pra chefia liberar o adiantamento. Então achei que tinha algo a ver com isso. Quando chegamos no carro, ele se abaixou e comecei a suspeitar do motivo de estar fazendo aquilo tão escondido, não era tanto dinheiro. De repente, tirou minha calça e colocou minha mão nas genitálias dele. Eu pedi para ele parar várias vezes, mas aí começou a gritar comigo, muito agressivo. Até aquela hora, pensei que não podia brigar e perder meu emprego, tenho quatro filhos. Só que não teve como, abri a porta e saí correndo”, contou a auxiliar de cozinha.

A reportagem tentou conversar com o Leandro, assim como seus familiares, mas ninguém atendeu às chamadas até a publicação desta reportagem. Ele foi demitido pelo Café com Letras após a denúncia de tentativa de estupro ser formalizada.

Os inquéritos serão encaminhados ao Ministério Público de Minas Gerais que decidirá se deve apresentar as denúncias à Justiça.

Assédios no Café com Letras

Na última semana, o Café com Letras foi condenado a pagar uma indenização de R$ 1.000 para a auxiliar de cozinha. A defesa da vítima pretende recorrer por considerar o montante insuficiente. “O valor é irrisório por tudo que ela viveu. Só os remédios que ela está tomando custam, em média, R$ 100”, conta a advogada Suellen Passos Garcia.

Seis funcionários do restaurante depuseram em juízo confirmando que eram comuns os episódios de assédio no estabelecimento, inclusive por parte de gerentes. A autora da ação chegou a ter as nádegas apalpadas pelo chef dentro da cozinha do restaurante, fato flagrado por câmeras de segurança.

Apesar de reconhecer que há comprovação dos episódios de assédio entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, a decisão judicial também leva em conta argumentos apresentados pelos advogados do Café com Letras. A defesa do estabelecimento alegou que a funcionária denunciou formalmente a postura inadequada do chef somente após o episódio de tentativa de estupro, o que caracterizaria “perdão tácito” (no qual fica subentendido que, por se omitir durante determinado período, no caso três meses, ela perdoou as atitudes do superior). Além disso, também tentou demonstrar que a auxiliar de cozinha convivia normalmente com Leandro Pimenta.

“A Justiça entendeu que o fato de ela ser brincalhona e extrovertida dava motivo para que ele [Leandro Pimenta] a assediasse, como se ela gostasse. Ela não xingava porque era subordinada na empresa e precisava do emprego”, avalia Passos.

O Café com Letras se limitou a informar, por meio de nota, que “respeita e não comenta processos e decisões da Justiça do Trabalho”.

 

 

PUBLICAÇÃO ORIGINAL: Ex-chef do Café com Letras é indiciado por tentar estuprar auxiliar de cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME