Saiu no Observatório
Leia a Publicação Original
Neste sábado, 13 de agosto, o Casarão da Cultura, em Rio Claro, interior de São Paulo, sediará o evento “Um olhar sobre as mulheres negras no mercado de trabalho”, com roda de conversa, palestras e poesia.
A Dra Carmen Dora, Conselheira da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP), é uma das convidadas a palestrar no evento e falou sobre o tema para o Observatório do Terceiro Setor:
“O mercado de trabalho para as mulheres negras ainda deixa muito a desejar, mas podemos afirmar que está havendo um avanço, ainda que a passos lentos. Porém, ainda subsistem os estereótipos e preconceitos que cerceiam, excluem e impedem a plenitude do trabalho da mulher negra e assim, a questão requer permanente discussão e intervenção”.
A advogada lembra que o triste cenário atual – com o aumento de discriminações, violências, fechamentos de postos de trabalho e cortes nos salários e nos benefícios sociais – obriga a pensarmos em um estado mais eficaz, que não esteja focado apenas em benefícios sociais, mas que também permita a recomposição dos postos de trabalho e dos salários para garantir segurança jurídica outra vez.