Saiu no site G1
Veja publicação original: Estudante é vítima de assédio em banheiro de universidade e alunos protestam
.
Suposto assédio aconteceu na última quinta-feira (19). A universidade informou que o estudante suspeito está suspenso por tempo indeterminado
.
Por Gabriela Ribeti
.
Os estudantes da Universidade de Vila Velha (UVV) fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira (24), para denunciar um caso de assédio que aconteceu na instituição contra uma estudante, de 22 anos, na última quarta-feira (19). A universidade informou que o estudante suspeito de assediar está suspenso por tempo indeterminado.
.
A jovem, que não quer ser identificada, cursa o nono período de direito. Ela contou que foi no banheiro da universidade que aconteceu o assédio. Mesmo assustada, a aluna decidiu denunciar o caso. Registrou um boletim de ocorrência e procurou a coordenação do curso, na faculdade.
.
“Eu vi que tinha alguém na porta me observando. Eu observei que era um homem e questionei o que ele estava fazendo ali. Na mesma hora eu vi ele acenando, fazendo gestos obscenos, me chamando para fazer sexo com ele. Eu perguntei se ele estava ficando doido e me tranquei no banheiro”, relatou.
.
Estudantes de universidade fazem protesto contra assédio, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
.
O caso ganhou repercussão entre os estudante e eles fizeram um protesto na faculdade. A jovem que denunciou o assédio conta que após decidir falar, soube que outras alunas passaram pela mesma situação.
.
“Foi algo repetido dentro da faculdade. Ninguém tinha falado antes porque ninguém tinha coragem de falar”, contou.
.
A diretora do Diretório Central Estudantil (DCE) Giulia Areas informou que a universidade tem um núcleo para prestar atendimento a às vítimas. “Ele funciona através de atendimento psicológico e de atendimento de uma advogada que está de plantão para vítimas de agressões tanto físicas quanto psicológicas”, explicou.
.
O presidente do DCE da UVV, Jonas Lube, diz que o ato foi em solidariedade à vítima, mas também em conscientização para que casos de assédio não voltem a acontecer.
.
.
UVV
.
A universidade informou que afastou o aluno por tempo indeterminado e abriu um processo de sindicância para apurar o caso.
.
Durante esse processo, as alunas serão ouvidas e o suspeito de ter cometido assédio terá que dar explicações.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.