HOME

Home

Estressada com o home office? Veja 5 dicas para relaxar

 

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS

 

Veja a publicação original:  Estressada com o home office? Veja 5 dicas para relaxar

.

Por Carol Nogueira

.

Fazer home office não era uma opção para muitos brasileiros até alguns meses atrás, mas a pandemia do novo coronavírus impôs esse novo modelo para desempenho das atividades profissionais. Essa realidade está deixando 62% os trabalhadores mais estressados e ansiosos com o trabalho do que antes, indica uma pesquisa realizada pelo LinkedIn que ouviu 2 mil profissionais em abril.

.

Trabalhar em casa pode até parecer mais vantajoso, afinal você não precisa sair cedo de casa, enfrentar transporte público lotado e trânsito. No entanto, o estudo revelou que 68% dos entrevistados têm trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia, alguns profissionais chegam a trabalhar até 4 horas a mais/dia (21%).

.

O levantamento também aponta que 24% se sentem pressionados a responder mais rapidamente e estar online por mais tempo do que normalmente estariam. Outros 27% enviam e-mails depois do expediente para mostrar que, mesmo em casa, estão trabalhando muito e 18% destacam que a preocupação de se mostrar ocupado está relacionado ao medo de perder o emprego.

.

Além disso, 20% dos profissionais sentem-se inseguros por terem dificuldades em saber o que está acontecendo com seus colegas de trabalho e a empresa que trabalham. A tensão e a preocupação com o trabalho ainda afetam o corpo de outras formas. Segundo o estudo, 43% dos trabalhadores estão se exercitando menos e 33% disseram ter problemas com o sono.

.

Trabalhar em casa é um desafio diário, sobretudo com as crianças. Têm dias que o estresse e ansiedade tomam conta e fica difícil manter o equilíbrio. Para te ajudar a ter alguma leveza no dia a dia, listamos algumas dicas para relaxar.

.

.

1- Encerre o expediente

Parece óbvio, mas assim que a pandemia da COVID-19 foi decretada e algumas empresas liberaram o home office, surgiram várias dicas para tornar o home office mais produtivo e ser mais eficiente, mas calma. Isso não significa que você tem que trabalhar até tarde da noite todos os dias. Organize-se para encerrar o expediente no horário habitual de antes do isolamento social e desconecte-se.

.

Deixe os e-mails e demais tarefas pendentes para o próximo dia útil em horário comercial.

.

.

2- Faça uma pausa para almoçar

Nada de almoçar na frente do computador checando e-mails e mensagens no WhatsApp Web. Faça uma pausa para alimentar-se adequadamente, tire alguns minutos para ler, assistir um episódio curto de alguma série ou até cochilar.

.

Na volta do almoço, você estará com a mente mais relaxada e conseguirá concluir o seu trabalho.

.

Ao longo do dia, faça as pausas para o cafezinho, lanches e esticar as pernas assim como você fazia quando estava no escritório.

.

.

3- Trabalhar em casa: reserve um tempo para os exercícios físicos

Ainda não é possível voltar a frequentar a academia, então faça os exercícios em casa. Existem vários aplicativos e perfis de profissionais nas redes sociais com treinos para fazer em casa durante a pandemia. Lembre-se de não fazer nada além da sua capacidade física.

.

Se você quiser algo mais tranquilo, opte pela yoga que vai cuidar do seu corpo e mente. O importante mesmo é não negligenciar o seu bem estar.

.

.

4- Fazer home office: não se cobre demais

Trabalhar em casa em meio à pandemia do novo coronavírus não é fácil. Todos os dias os notícias trazem informações sobre o avanço da doença e o caótico cenário econômico e político do país. Tudo isso soma-se a preocupação com o trabalho e pode travar o seu cérebro.

.

Não é todos os dias que você vai conseguir dar conta da sua lista de tarefas e tudo bem. Seja gentil consigo, não se cobre tanto e deixe a mente relaxar também.

.

.

5- Terminou o home office? Faça coisas que você gosta

Quando encerrar o expediente,  desligue e faça outras atividades que te deixam feliz e relaxada, como cuidar das plantas, bordar, cozinhar, ler, passar um tempo com a família e assistir um filme que você quer ver há meses.

Fotos: AdobeStock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME