HOME

Home

Eslováquia elege mulher à presidência pela primeira vez

Saiu no site UNIVERSA

 

Veja publicação original:  Eslováquia elege mulher à presidência pela primeira vez

.

Os eslovacos escolheram a mudança ao eleger, no sábado (30), a advogada liberal Zuzana Caputova à presidência do país, o que para muitos representa um contrapeso aos populistas no poder.

.

Caputova, militante anti-corrupção de 45 anos, obteve 58,40% dos votos, segundo os resultados finais, contra o seu rival Maros Sefcovic, comissário europeu apoiado pelo partido no poder Smer-SD.

.

Este resultado pode, segundo os analistas, representar um alerta para o Smer-SD antes das eleições europeias de maio e das legislativas do próximo ano.

.

Imediatamente após a publicação dos primeiros resultados, o primeiro-ministro Peter Pellegrini desejou uma “cooperação construtiva” com a nova chefe de Estado, que por sua vez convocou os eslovacos a se unirem.

.

“Vamos buscar o que nos une, colocar a cooperação acima dos interesses pessoais”, disse ela à imprensa.

.

Sua vitória prova, segundo ela, que “é possível não ceder ao populismo” e “ganhar a confiança das pessoas sem recorrer ao vocabulário agressivo e aos ataques pessoais”.

.

“Os eslovacos escolheram a mudança e votaram por um estilo político diferente do que vimos até agora”, comentou Aneta Vilagi, analista de Bratislava entrevistada pela AFP.

.

“Estou feliz que a Eslováquia elegeu uma mulher para a presidência. As mulheres estão sub-representadas nas posições de poder, e isso pode começar a mudar agora”, declarou Iveta Rabelyova, uma professora de 34 anos.

.

“Caputova desafia a imagem típica de um político: é uma mulher, é divorciada, é uma novata na política. É com um sentimento positivo que vejo nossos cidadãos escolhendo alguém que destrói todos os estereótipos”, acrescentou.

.

– “Sociedade em mutação” -Para Vilagi, “o fato de os eslovacos elegerem uma mulher à presidência significa que a sociedade está mudando”. Ela estima que a personalidade e o percurso de Caputova jogaram favoravelmente.

.

“Diria que ela venceu apesar do seu sexo”, estimou.

.

Para o analista Pavol Babos, “o pedido por mudança diz respeito à maneira de exercer o poder representada pela coalizão no poder”.

.

O presidente da Eslováquia não governa, mas ratifica tratados internacionais e nomeia os maiores magistrados. Também é o comandante em chefe das Forças Armadas e dispõe de um direito de veto.

.

Segundo os especialistas, a eleição da advogada é resultado do descontentamento popular com o poder após o assassinato do jornalista investigativo Jan Kuciak e sua companheira no ano passado.

.

Kuciak e Martina Kusnirova foram assassinados em casa, em fevereiro de 2018. O jornalista deveria publicar um relatório sobre as relações entre políticos eslovacos e a máfia italiana, e também sobre fraudes nos fundos agrícolas europeus.

.

A onda de indignação pôs em uma situação difícil o governo do partido Smer-SD e provocou a demissão do primeiro-ministro, Robert Fico, estreito aliado de seu sucessor no cargo, Peter Pellegrini.

.

Em um país de maioria católica, Caputova não hesitou em se pronunciar abertamente em favor do livre acesso ao aborto e direitos expandidos para casais homossexuais, dizendo que uma criança viverá “melhor com duas pessoas que se amam do mesmo sexo” do que em um orfanato.

.

Já seu rival defende os “valores tradicionais da família”, dirigindo-se aos eleitores “que querem que a Eslováquia continue a ser um país cristão”.

.

De acordo com os resultados publicados pelo Serviço de Estatística, Caputova venceu tanto nas grandes cidades quanto no interior, mais conservador.

.

Os analistas apontam, porém, uma baixa participação de 41,79%.

.

“Um baixo comparecimento significa que o eleitorado antissistema e extremista não escolheu um presidente que representasse os seus valores”, disse à AFP o analista Grigorij Meseznikov.

.

A nova presidente tomará posse em 15 de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME