HOME

Home

“Escola Itinerante” alcança mais de 600 alunos do interior com cursos via TV

Saiu no site PORTAL DO AMAZONAS: 

 

Veja publicação original: “Escola Itinerante” alcança mais de 600 alunos do interior com cursos via TV

 

O programa Escola Itinerante desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam), beneficiou com treinamento e qualificação, mais de 600 servidores públicos do interior, que atuam nas prefeituras e câmaras municipais, de janeiro a junho deste ano.
O balanço do primeiro semestre de 2017, do programa que leva cursos e palestras para funcionários públicos por meio da TV por internet, aponta ainda que as aulas foram assistidas em 20 municípios amazonenses: Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Maués, Manacapuru, Coari, Lábrea, Ipixuna, Tefé, Apuí, Borba, Pauiní, Boca do Acre, Manicoré, Itacoatiara, Envira, Eirunepé, Careiro e Parintins.
 
Ao todo 630 alunos assistiram as aulas ministradas por meio do IPTV, software de transmissão de TV pela internet. São como telecursos, porém, transmitidos ao vivo e com a possibilidade de interação com o professor. É a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) quem disponibiliza toda a estrutura para a transmissão dos cursos, cooperando com a Aleam no trabalho de treinar os servidores públicos de todo o Estado.
 
As aulas são ministradas no estúdio do Centro de Mídias da UEA e transmitidas ao vivo para o interior. A tecnologia permite a interatividade com o professor por meio de chat e por vídeo. Os cursos mais procurados são relacionados aos temas de Direito Constitucional e Administrativo, Licitações e Contratos e Ética no Serviço Público.
 
A diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti Monteiro, destacou que esta é uma forma de levar capacitação para um segmento profissional sem que, para isso, seja necessário que os servidores se desloquem até a capital, proporcionando economia aos cofres públicos. “O programa Escola Itinerante nos surpreendeu pela receptividade dos alunos. Inicialmente nós abrimos para os servidores das Câmaras Municipais, posteriormente os servidores públicos em geral, e em seguida aos membros da sociedade civil que queriam se capacitar também. Desta forma, cumprimos uma das nossas missões que é aproximar o Poder Legislativo do povo e promover cidadania sem que seja necessário o deslocamento dessas pessoas até a capital”, explicou.
 
No segundo semestre, o programa será ampliado com a parceria formada entre a Aleam e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídica (ABMCJ), que irá disponibilizar profissionais para ministrarem módulos e palestras, sem gerar custos. Para a abertura dos cursos à distância oferecidos no segundo semestre será ministrada a palestra ‘Violência Doméstica: aspectos práticos da Lei Maria da Penha’, no dia no dia 7, dia em que a Lei vai completar 11 anos.
 
As inscrições podem ser feitas na sede da UEA em cada município e as aulas são ministradas no mesmo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME