Saiu no site CORREIO
Veja publicação original: Entre mulheres e negócios, ficamos com os dois
.
Maria Brasil é especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas
.
Por Maria Brasil
.
Mãe. Esposa. Filha. Tia. Sobrinha. Avó. Amiga. Companheira. Amante. Mãe de novo. Conselheira. Ombro amigo. Colega. Aluna. Estudante. Profissional. Empreendedora. Não necessariamente nessa ordem, mas muitas vezes, tudo ao mesmo tempo. Agora.
.
Ser mulher numa sociedade construída em torno de um sistema patriarcal não é fácil. Abrir um negócio num país com absurdas fragilidades sociais, econômicas, políticas e altíssima carga tributária, tampouco é simples. Agora experimente fazer as duas coisas. Pois é! Pode parecer loucura, mas tem um montão de heroínas dessas por aí. De acordo com o Sebrae, o Brasil registrou um crescimento de 34% nos empreendimentos femininos nos últimos 14 anos. As mulheres hoje são responsáveis pela gestão de 51% dos novos negócios que surgem no país, protagonizando o cenário do empreendedorismo brasileiro – contrariando inclusive a média mundial, vale ressaltar!
.
Mas o que faz com que essas mulheres desafiem o status quo de toda uma sociedade que muitas vezes as coloca em posição de hipossuficiência e fragilidade, e passem a se lançar de cabeça no mundo dos negócios? Exatamente essa mesma questão! As mulheres têm uma média salarial inferior aos homens em cerca de 30%, do início de carreira aos cargos de mais alta gestão. E justamente por isso, enxergam no empreendedorismo uma forma de rentabilizarem melhor o seu trabalho, além de poderem conciliar as mais diversas jornadas e papéis. Tudo no seu tempo, com suas regras.
.
Negócios geridos por mulheres tendem a nutrir um olhar mais humano, serem mais flexíveis e colaborativos. A liderança feminina já é inclusive objeto de estudo de muitos especialistas, que apontam que o futuro dos negócios – e da sociedade – pode residir em modelos de gestão mais femininos e cuidadosos.
.
Precisamos falar sobre isso. Precisamos nos juntar, discutir, debater, aprender. Precisamos nos unir para que cada vez mais, ocupemos nosso lugar. E para que num futuro próximo, sem precisar de tanto esforço, de tanta luta, ele já esteja lá, reservado pra nós.
.
É para isso que no dia 19 de novembro se celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. É para isso que reuniremos um time incrível de mulheres que empreendem, batalham, criam seus filhos, cultivam seus relacionamentos, vivem suas vidas e inspiram outras mulheres. É para isso que nasceu o Papo Essência – uma iniciativa de uma empresa 100% feminina, para contribuir com os sonhos de outras mulheres.
.
Assim, damos os primeiros passos para construirmos uma sociedade em nova perspectiva. Mas já adianto: o caminho ainda é longo, e a estrada é tortuosa. Mas vamos chegar lá. Ah, se vamos!
.
Maria Brasil é especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Ufba e autora do livro ‘O discurso do Réu’
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.