Dia 03/11, quinta-feira, tivemos mais um encontro da 3ª. Edição do Projeto Tempo de Despertar – Ressocialização do Agressor, em Taboão da Serra, São Paulo.
O Psicólogo Geraldo Mendes, (especializado em Dependência Química, diretor técnico do CAPsad Taboão da Serra/SP, pesquisador e professor da UNIAD/UNIFESP – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas e professor de graduação em Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, campus Alphaville), palestrou sobre o tema ‘’Dependência química – álcool e outras drogas’’, sob minha coordenação e da Dra. Sueli Amoedo, Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra.
É muito importante aprofundar sobre esse tema com os homens que participam do programa de ressocialização, pois o uso abusivo de bebidas alcoólicas e drogas potencializa a violência e é considerado um fator de risco. Aproximadamente 80% dos casos de violência doméstica indicam que os homens estão sobe efeito de álcool.
Foi uma palestra que colaborou ainda mais para conscientizá-los sobre essa questão e orientá-los da necessidade de buscar ajuda e tratamento para dependência alcoólica.
Após a apresentação do Geraldo, fizemos rodas de conversas e ao final debatemos todos juntos várias questões que foram colocadas pelos próprios participantes: “os homens bebem mais que as mulheres?”; “os homens não procuram ajuda?”.
Os participantes acrescentaram que cresceram em ambientes violentos (67% dos homens afirmaram que assistiram ao pai/padrasto agredindo a mãe durante a infância). Essas colocações indicam a necessidade de se abordar todos os assuntos e desconstruir estereótipos, machismo e comportamento aprendido.
Mais um dia de grande reflexão. Agradeço a participação do Psicólogo Geraldo Mendes e toda a equipe do Projeto ‘Tempo de Despertar’ (Secretarias Municipal da Saúde e da Assistência Social de Taboão da Serra), que sempre se dedicaram para contribuir para uma sociedade mais igualitária e livre de qualquer tipo de violência, principalmente contra as mulheres.
Veja Também: 2º Simpósio ‘Mulheres na Gestão do Esporte’ ESPM