Hoje (12/12) realizamos o encerramento do último encontro da 5o edição do Projeto Tempo de Despertar – grupos reflexivos e ressocialização do autor de violência doméstica e familiar contra a mulher no fórum de Santana /SP.
Fizemos uma retrospectiva de todos os temas abordados neste curso e realizamos uma última roda de reflexão e estratégias de prevenção da violência contra a mulher.
Algumas falas deles:
“Agradeço pelo aprendizado, espero conseguir reproduzir tudo isso lá fora”
“Foi muito bom para mim vir neste curso, as vezes na vida aprendemos com os erros, foi muito bom para mim, espero ser diferente fora daqui”
“O nome já diz, tempo de despertar, acho que a gente precisava disso, aprendi muita coisa ,espero poder seguir com esse aprendizado, obrigado”
“Quando cheguei no curso, não sabia o que era agressão contra as mulheres, aprendi muito com esse curso, a gente tem que respeitar e incentivar as mulheres, temos que desconstruir o machismo em nós”
“O curso mudou minha mentalidade, tive uma experiência de violência lá fora, em que meu amigo agride sua esposa, conversei com ele sobre tudo o que aprendi aqui e pude ajudar ele a refletir sobre seus atos”
“Eu vim aqui acompanhar meu primo que cometeu violência contra sua namorada, pedi para os coordenadores do curso se poderia participar também, eles concederam e para mim foi um grande aprendizado. Eu sou casado e aprendi muito sobre como tratar as mulheres da minha vida. Nós como sociedade entendemos que o machismo é natural, esse curso me fez distinguir o que e certo e errado no relacionamento e me fez refletir sobre isso. O curso é uma maneira de corrigir o erro de muitos e conscientizar, ele oferece uma nova chance a esses homens”
“Agradeço a todos, quando cheguei aqui não conseguia nem conversar direito com a minha mulher, resolvia tudo com brigas e xingamentos, hoje aprendi a dialogar com ela , com meu filho e com outras mulheres”
“Me ensinou que agressão a mulher não é só física, agradeço a oportunidade”
“Hoje estou feliz pela oportunidade, o homem não esta certo em tudo, ele tem que dar espaço para as mulheres”
Acreditamos que conseguimos realizar um bom trabalho com esses autores de violência na descontração da cultura do machismo.
Finalizar uma etapa é essencial, e nos dá a chance de começar e recomeçar um novo ciclo sendo pessoas melhores na sociedade, espero que isso tenha ficado claro para eles.
Agradeço imensamente a Vara de Violência Doméstica e familiar do Fórum de Santana na pessoa da Juíza Dra. Camila de Jesus Mello Gonçalves, pela confiança e oportunidade da realização do Projeto na comarca.
Agradeço também a equipe técnica coordenada pela Coordenadora dos Direitos das Mulheres de Taboão da Serra que realizaram voluntariamente um trabalho sensacional com esses homens, ao Sérgio Barbosa, coordenador dos grupos reflexivos pelo engajamento e dedicação.
Sigamos juntas e juntos na prevenção e no combate a violência contra a mulher.
Obrigada.