Saiu no site G1
Veja publicação original: Em Itupeva, vítimas de violação de direito recebem atendimento especializado
.
Criação de um núcleo específico para atender às mulheres, gerando o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência foi proposta em 2017.
.
A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a partir do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atende demandas de pessoas que sofrem violações de direito. Dentre estes casos, mulheres vítimas de violência doméstica.
.
Em 2017, após reuniões entre o Poder Executivo e Segurança Pública foi proposto à criação de um núcleo específico para atender às mulheres, gerando o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência (NAVV). Desde então, os atendimentos permaneceram com a equipe interdisciplinar do CREAS.
.
Já em 2019, em meados de abril, o NAVV integrou mais três profissionais para estruturar esse trabalho em específico: assistente social, psicólogo e auxiliar administrativo, permanecendo a coordenação do atendimento pelo CREAS.
.
Segundo a coordenadora do CREAS, Mônica Governici, o trabalho dos novos profissionais agregou a atuação já existente. “Possibilitando, inclusive, a inclusão neste núcleo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual”, descreve.
.
De abril a junho deste ano, a assistente social, Flávia Felisardo e a psicóloga, Ivana Ribeiro, num trabalho conjunto atenderam 26 famílias, sendo 14 casos de abusos ou suposto abuso sexual contra crianças e adolescentes e 12 casos de violência doméstica contra mulheres.
.
Além disso, foram realizados até junho de 2019, 26 visitas domiciliares e 181 atendimentos individuais e em rede (visitas institucionais, junto à Saúde, Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar, entre outras) para compreender a dinâmica das famílias atendidas, identificar os possíveis riscos e estabelecer estratégias de atuação.
.
“Diante da complexidade dos casos elaboramos dois projetos voltados ao atendimento destas demandas, que serão aplicados neste segundo semestre e direcionados às escolas do município e no próprio CREAS”, explica Flávia Felisardo.
.
O projeto nas escolas será voltado aos profissionais de educação e aos alunos. “Visando à orientação e prevenção sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Já no CREAS, o projeto será direcionado às famílias atendidas, com foco em mulheres vítimas de violência e crianças vítimas de abuso e exploração sexual. Tanto na s escolas, quanto no CREAS, a iniciativa será desenvolvida por meio de grupos e rodas de conversa, com objetivo de promover a autonomia, orientar e conscientizar as pessoas, a fim de garantir a defesa integral dos seus direitos, conforme a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Maria da Penha”, detalha Ivana Ribeiro.
.
.
Saiba mais
.
Para mais informações sobre as ações do NAVV, o CREAS está localizado na Rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 55, no Jardim São Vicente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Entre em contato também pelo telefone (11) 4496-9681 ou encaminhe e-mail para: creas.adm@itupeva.sp.gov.br.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.