Saiu no site MULHERES TRANSFORMADORAS:
Veja publicação original: “Ela Faz Cinema”. Estão abertas inscrições para festival internacional de filmes dirigidos por mulheres
.
Olha elas aí! As inscrições para a primeira edição do festival internacional Ela Faz Cinema, que tem o apoio do Ministério da Cultura (Minc) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e acontece em Salvador, estão abertas até o dia 18 de junho. Serão aceitos longas (duração a partir de 60 minutos) e curtas (duração de até 30 minutos) dirigidos por mulheres, cis ou trans, concluídos a partir de agosto de 2016 e inéditos em Salvador. Os filmes podem ser nacionais ou internacionais e devem ter sido finalizados em 35mm, DCP ou H264.
.
.
.
O Brasil tem excelentes diretoras nos representando nos últimos anos no cinema. Mulheres Transformadoras como a grande documentarista Helena Solberg, responsável pelo premiado “Carmen Miranda: Bananas is my Business” (1995) e ganhadora do Emmy por “Das Cinzas: Nicarágua Hoje” (1982). Ela começou sua carreira ainda na década de 1960, focando o papel da mulher na sociedade moderna. E lançou, em 2004, seu primeiro longa-metragem, “Vida de Menina”, que venceu seis prêmios no Festival de Gramado.
.
Temos também Anna Muylaert, cujo primeiro longa-metragem foi “Durval Discos”, o grande vencedor do Festival de Gramado em 2002, e foi destaque no Brasil e no mundo, em 2015, com “Que Horas Ela Volta?”. O filme, estrelado por Regina Cazé e pela brasiliense Camila Márdila, ganhou um prêmio especial do júri do Sundance Film Festival pelas atuações delas e foi considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor do ano e um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Na trama, uma babá (Cazé) deixa a filha (Márdila) no nordeste para trabalhar cuidando do filho da patroa, uma empresária de classe média-alta de São Paulo.
.
.
No festival internacional de Salvador, os filmes podem ser nacionais e/ou internacionais. Os filmes estrangeiros inscritos devem estar legendados em português (quando forem de língua não-portuguesa). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site oficial do projeto www.elafazcinema.com.br. Produtoras e realizadoras poderão inscrever mais de um filme. Ao todo, serão selecionados 8 longas e 16 curtas.
.
.
.
.
As interessadas devem preencher a ficha disponível no site, fazendo upload das stills e certificando-se de marcar a seção “Termo de Autorização”. Devem também disponibilizar um link do filme em alta resolução. Também é aceita a opção de envio de DVD, por Sedex com aviso de recebimento, para o endereço (FESTIVAL ELA FAZ CINEMA – Travessa Lydio de Mesquita, 48, Sala 03, Rio Vermelho, Salvador – BA / CEP: 41950 – 420.) O nome do filme, número da inscrição e nome da diretora devem estar escritos no envelope de envio. O Festival não arca com os custos do envio de material para seleção.
.
.
Para saber mais, basta acessar: https://bit.ly/2IX44zv.
.
.
.
.
.