HOME

Home

É uma “woman in tech”? Estes são os livros que tem de ler

Saiu no site ISTOÉ

 

Veja publicação original: É uma “woman in tech”? Estes são os livros que tem de ler

.

Conheça as sugestões de livros dadas por mulheres a trabalhar na área da tecnologia em Portugal.

.

Se é mulher e trabalha na tecnologia (e provavelmente mesmo que não seja mulher), vai gostar destes livros.

.

A lista saiu de um evento organizado durante a Web Summit pela plataforma “Portuguese Women in Tech” (Mulheres portuguesas na tecnologia). Cinco mulheres ligadas a esta área – Inês Santos Silva e Liliana Castro, criadoras da plataforma, Cristina Fonseca, da Talkdesk, Emily Sutton da Unbabel e Paula Carneiro da EDP – deixaram sugestões de livros que as inspiraram de alguma forma.

.

A maioria das escolhas só tem versão em inglês, mas algumas têm também tradução portuguesa.

.

A comunidade Portuguese Women in Tech lançou este mês um guia inspirador e de introdução ao ecossistema tecnológico nacional, para jovens mulheres. Pode vê-lo aqui.

.

.

“Deep Work: A concentração máxima num mundo de distrações”, Cal Newport

.

 

.

No livro sugerido pela empreendedora social Inês Santos Silva, co-fundadora da plataforma Portuguese Women in Tech, o autor e professor Cal Newport debruça-se sobre estes novos tempos em que somos obrigados a estar ligados e permanentemente disponíveis, mergulhados em múltiplas intromissões.

.

O livro leva o leitor numa viagem por algumas histórias que lembram a importância de estar focado – desde Carl Jung, que construiu uma torre de pedra num bosque para ficar completamente isolado; a um pioneiro das redes sociais que fez uma viagem até Tóquio e regressou, para escrever um livro no ar, livre de distrações.

.

Na segunda parte, o livro sugere um plano de ação rigoroso, baseado em quatro “regras” para aperfeiçoar a capacidade notável da concentração.

.

.

.

“Brotopia: Breaking Up the Boys’ Club of Silicon Valley”, Emily Chang

.

 

.

Mais uma sugestão de Inês Santos Silva. Em “Brotopia”, a jornalista da Bloomberg TV Emily Chang olha para Silicon Valley, descrevendo um mundo dominado por homens onde as mulheres são marginalizadas e o machismo se tornou regra.

.

Ao longo de dois anos, a autora entrevistou centenas pessoas para revelar como uma indústria que supostamente surgiu para romper com a ordem social que a excluía acabou a reproduzir os mesmos erros.

.

.

.

“Maverick! The Success Story Behind The World’s Most Unusual Workshop”, Ricardo Semler

.

.

O terceiro livro sugerido por Inês Santos Silva é uma autobriografia de Ricardo Semler, empresário brasileiro que conta como transformou o seu negócio de família, a Semco, num sucesso revolucionário, ao dar total liberdade aos funcionários – incluindo a de definir os seus próprios salários e a extensão das suas férias.

.

Pode ler também a versão orginal, publicada em 1988 no Brasil como “Virando a Própria Mesa”.

.

O livro tornou-se um dos livros de não-ficção mais vendidos de sempre no Brasil.

.

.

.

“Principles”, Ray Dalio

.

 

.

Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, considerada, nos prémios Portuguese Women in Tech, a “melhor startup em Portugal começada por uma mulher”, sugere este livro do fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo.

.

Neste livro, Ray Dalio partilha os seus princípios de vida e de trabalho, baseados na “verdade radical” e “transparência radical”, para ajudar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

.

.

.

“Whiplash: How to Survive Our Faster Future”, Joi Ito e Jeff Howe

.

 

.

A segunda sugestão de Cristina Fonseca é um livro de Joi Ito, diretor do MIT Media Lab, com e do jornalista da Wired, Jeff Howe, que reúne nove princípios para se adaptar e sobreviver às mudanças tecnológicas que estão a moldar o nosso futuro.

.

.

.

“Disrupted: My Misadventure in the Start-Up Bubble”, Dan Lyons

.

 

 

.

Cristina Fonseca sugere também este livro do jornalista Dan Lyons, que durante 25 anos trabalhou na revista Newsweek, até receber um telefonema: o seu posto de trabalho já não existia. “Acho que eles querem contratar pessoas mais novas”, disse-lhe o seu chefe.

.

Com 50 anos e filhos para sustentar, Dan decidiu juntar-se à HubSpot, uma start-up em Boston, na área do marketing. O livro descreve a vida de alguém com o dobro da idade do empregado médio da HubSpot a iniciar-se no mundo das start-ups, com festas noite dentro e cadeiras que na verdade são bolas de borracha.

.

.

.

“Bossypants”, Tina Fey

.

 

.

Emily Sutton, gestora de produto na Unbabel, plataforma portuguesa de tradução automática, sugere este livro autobiográfico da comediante norte-americana Tina Fey, que aborda o seu percurso desde adolescente “nerd” depravada até se tornar chefe do Saturday Night Live; da sua busca apaixonadamente indiferente pela beleza física até à vida como mãe que come coisas do chão; do seu romance unilateral no colégio até sua lua de mel quase mortal.

.

.

.

“Lean Startup”, Eric Ries

.

 

.

Mais uma sugestão de Emily Sutton – o livro que criou um movimento global (94 cidades em 17 países) com empreendedores que se encontram regularmente para discutir esta nova metodologia de gerir startups e outras empresas.

.

A abordagem inédita de Eric Ries ensina a gerir empresas sem desperdícios, a inovar continuamente e a corrigir rapidamente a direção do negócio antes que seja tarde demais, despertando os empreendedores e empresários a serem mais inovadores e a gerirem melhor o tempo de forma, a conquistarem o sucesso mais rapidamente.

.

.

.

“Grit: O Poder da Paixão e da Perseverança”, Angela Duckworth

.

 

.

Nesta última sugestão de Emily Sutton, a psicóloga Angela Duckworth demonstra a pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para as maiores realizações não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança a que ela chama de “garra” — a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.

.

Ao usar como exemplo a própria história como filha de um cientista que, com frequência, notava sua falta de “genialidade”, Duckworth, agora professora e pesquisadora renomada, descreve as primeiras revelações que a levaram à hipótese de que não é a “genialidade” que realmente conduz ao sucesso, mas uma combinação especial de paixão e perseverança.

.

.

.

“De Bom a Excelente”, Jim Collins

.

 

.

A diretora de Recursos Humanos da EDP, Paula Carneiro, sugeriu este livro de Jim Collins, que com a sua equipa, durante cinco anos, analisou cerca de 1500 empresas, que figuraram na lista das 500 maiores da revista Fortune.

.

Apenas onze dessas empresas conseguiram sustentar durante mais de quinze anos um crescimento extraordinário. Estas onze organizações, entre as quais a Gillette, a Kimberley-Clark e a Philip Morris, geram retornos financeiros superiores aos da média de mercado, ultrapassando gigantes como a Coca-Cola, Intel ou a General Electric.

.

Em comum, todas tiveram o que Collins classificou como «líder de nível 5»: um gestor que estaria no topo da pirâmide da excelência em gestão.

.

Quem são esses tais líderes de nível 5? Quais são as suas características? E por que razão nomes consagrados, como Welch e Chambers, não figuram na lista de Jim Collins?

.

.

.

“Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup”

.

 

.

Este foi o livro sugerido pela co-fundadora da plataforma Portuguese Women in Tech, Liliana Castro: a história do crescimento e colapso da Theranos, uma badalada start-up de biotecnologia que chegou a valer cerca de 7 mil milhões de euros.

.

O livro, do jornalista premiado John Carreyrou, conta a história da carismática CEO Elizabeth Holmes, que era descrita como “Steve Jobs feminino” e prometia revolucionar as análises sanguíneas com um aparelho muito barato que conseguia disgnósticos certeiros com apenas algumas gotas de sangue.

.

O único problema? A tecnologia não funcionava. Em “Bad Blood”, John Carreyrou conta a história fascinante da maior fraude corporativa desde a Enron.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME