HOME

Home

Dono do perfil ‘Meu Amigo Homem’ aponta defesa pessoal como chave para liberdade das mulheres

Saiu no UOL

Veja a Publicação Original

“É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter”. Esta velha máxima se aplica bem na defesa pessoal. Seja qual for a modalidade, o conhecimento de técnicas básicas pode evitar que situações desconfortáveis cheguem ao extremo. Felipe Alexandre Aragão Silva, criador de conteúdo do perfil no Instagram “Meu Amigo Homem”, referência em temas do mundo feminino, ressalta que a autoconfiança que uma modalidade de luta dá ao praticante pode ser uma importante chave para a liberdade das mulheres.

– Em linhas gerais, a defesa pessoal é importante para qualquer pessoa, principalmente para as que possam ser oprimidas de forma injusta. Nesta linha de pensamento, nos cabe uma reflexão: na nossa sociedade, muitas mulheres ainda são oprimidas injustamente apenas por serem mulheres, não é verdade? Infelizmente, por ainda vivermos numa sociedade baseada em valores patriarcais, temos muitas mulheres submissas à figura masculina. Sem sombra de dúvidas, a defesa pessoal é a chave para a liberdade de tantas mulheres ainda oprimidas – destaca.

Em relação ao jargão supracitado na abertura da matéria, o autor do livro homônimo da página no Instagram atenta que saber utilizar técnicas de defesa pessoal não garante integralmente a segurança da mulher em cenários mais extremos, porém, é necessário para que a mulher tenha o poder de controlar as situações de risco.

– Não que a defesa pessoal seja a bala de prata que vá proteger a mulher de qualquer coisa, ou então, que vá evitar qualquer mal a ela, porém é uma ferramenta importantíssima para evitar desfechos ruins e garantir a verdadeira liberdade que as mulheres almejam, que é a psicológica – ratifica. – Para se ter uma ideia, existem muitas mulheres que estão presas em verdadeiras algemas mentais por terem, veja só, ‘medos’, sejam estes de um assalto, ou até mesmo de um parceiro que venha a falar mais alto – lembra Felippe.

A página “Meu Amigo Homem” recebe relatos de mulheres do Brasil inteiro, compartilha histórias e busca ajudar a quem necessita. Nessa rotina, o influenciador digital foi tendo cada vez mais acesso à realidade vivida por milhares de brasileiras no país. Para ele, a defesa pessoal pode ser uma vacina para muitas mazelas.

– Depois de ajudar milhares de mulheres com meu perfil, notei que muitas estavam em relacionamentos abusivos e desgastadas psicologicamente, totalmente fragilizadas, perdendo literalmente tudo: emprego, amizades, dinheiro, saúde mental etc. Descobri que fortalecendo a mulher e trazendo a sua autoconfiança, elas conseguiam se reerguer em todos estes pilares”, revela. “Dessa forma, a defesa pessoal, além de ser um exercício físico que promove saúde, também funciona como um ‘desfragilizador’ da mulher, dando a ela novamente a liberdade que foi perdendo durante anos se relacionando com abusadores, embustes e homens sem propósito – complementa.

Leia a Publicação Original

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME