HOME

Home

Dona de Si: O que é feminismo?

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original: Dona de Si: O que é feminismo?

.

Por Suzana Pires

.

Em sua coluna desta semana, Suzana Pires entrega dicas de como ensinar o que é feminismo para pessoas que não estão familiarizadas com o movimento

.

Em entrevista ao jornal “O GLOBO”, um candidato à presidência se referiu às feministas como “aquelas mulheres de pelo no braço” e ainda levantou a questão: “afinal, o que querem essas mulheres?” Respondi ao questionamento dele em minhas redes sociais (@suzipires) e espero ter ajudado. No entanto, não só tal candidato revelou sua ignorância sobre o FEMINISMO, mas, no passado, outro candidato também se saiu muito mal ao se referir ao papel da sua esposa como: “aquela que dorme comigo”, retirando de sua própria mulher qualquer existência na qual ele não estivesse presente.

.

Olhando ao redor e “ouvindo ao redor” percebo que é preciso deixar claro o que, de fato, é o feminismo e o que queremos. Não só para os homens equivocados, mas também para mulheres que ainda não entenderam sobre o que se trata tal movimento. Todas nós já ouvimos frases como: “eu não sou feminista, sou feminina”.  Ou: “ ser feminista é coisa de mulher feia” ou “acho que as feministas estão exagerando”. Tenho absoluta certeza de que cada DONA DE SI que me lê aqui já teve que ouvir algo nesse nível de “não-saber”. Pois bem, não se irritem. JAMAIS SE IRRITEM com a ignorância alheia. Eles e elas apenas não sabem do que estão falando. Vamos, por favor, nos concentrar em responder elucidando a verdade.

.

A irritação feminista precisa ser ajustada em nosso sistema nervoso. Dá vontade de gritar e esculachar quem nos diminui? Dá, sim! Mas o caminho da irritação, da violência, da discussão jamais levou alguém a qualquer lugar interessante. Quem fala com educação e paciência tem a atenção de qualquer pessoa. Acreditem em mim. Explicar cem vezes o que é o feminismo e o que queremos é tarefa nossa, e com firmeza, união e paciência vamos conseguir a escuta do mundo; mesmo que esse mundo seja dos reacionários misóginos. Eles podem até fingir que não entenderam, mas não podem fingir que não ouviram. Assim será com seu sogro machista, sua vizinha misógina ou seu chefe perverso.

.

Vamos lá! O que devemos explicar sobre movimento feminista? Na minha humilde opinião acredito que devemos facilitar a compreensão e resumirmos a poucas frases e a evidências de números, porque contra números não há argumento.

.

Um exemplo no diálogo abaixo:

.

IGNORANTE: Mas, então, o que é esse movimento feminista?

DONA DE SI: o movimento feminista luta pela igualdade entre mulheres e homens na sociedade.

IGNORANTE: ué, mas isso já tem. Mulher trabalha, mulher sai sozinha, mulher vota…

NESTE MOMENTO, A DONA DE SI SE SEGURA E RESPONDE COM CALMA!

DONA DE SI: Tens razão, tivemos avanços, mas ainda recebemos 30% menos do que os homens ocupando o mesmo cargo, trabalhamos o dobro, porque as tarefas domésticas recaem sobre nós; somos estupradas a cada 10 minutos, assediadas a cada 12 segundos e assassinadas a cada 90 minutos, vítima de violência doméstica, que são crimes motivados pelo fato de sermos mulheres. Fora toda a violência psicológica, a nossa sexualização e a diminuição da nossa autoestima por sermos referenciadas como menos inteligentes. Acho que ainda precisamos mudar muita coisa, não acha?

IGNORANTE: Mas isso acontece assim com essa frequência? Não é possível.

DONA DE SI: São os números do banco de dados da polícia. Acredito que estejam corretos.

IGNORANTE: É… Mas o feminismo é o contrário do machismo e isso é guerra de poder. Coisa boba de vocês!

DONA DE SI: Desculpe, mas o feminismo também não é isso.

IGNORANTE: Não? Então, ele é o que?!

DONA DE SI: O machismo é a crença e a ação de que o gênero masculino é superior ao gênero feminino e o FEMINISMO é a crença e a ação de que os gêneros masculino e feminino são iguais, construindo assim uma sociedade mais equilibrada e justa.

IGNORANTE: hummm… Mas, vem cá, feminismo é coisa de mulher sem homem, de mulher feia…

DONA DE SI: Uma mulher querer uma vida melhor não está relacionado a sua estética.

IGNORANTE: É. Mas vocês estão tão doidas que eu nem paquero mais com medo de ser acusado de assédio!

ATENÇÃO DONA DE SI : OS HOMENS IGNORANTES ESTÃO RECORRENDO A UMA CHANTAGEM EMOCIONAL AMEAÇANDO PARAREM DE NOS PAQUEIRAR. ELES SABEM MUITO BEM A DIFERENÇA ENTRE PAQUERA E ASSÉDIO. NÃO CAIAM NESSA! EXPLIQUEM.

DONA DE SI: Imagina…! Paquerar faz bem à saúde, porque não envolve relação de poder, como é o assédio. No assédio, o sexo está diretamente relacionado à um benefício. A diferença é bem clara, acho. Te ajudei?

IGNORANTE: É, acho que sim. É diferente do que eu pensava. Mas você é diferente das outras feministas.

ATENÇÃO DONA DE SI! No trecho “ você é diferente das outras feministas” está o golpe mais baixo que a misoginia prega em nós, a de que você é diferente e portanto melhor do que as outras mulheres, instigando sua autoestima combalida a competir com as outras mulheres. NÃO CAIA NESSA!

DONA DE SI: É somente impressão sua. Em nada sou diferente das outras mulheres. Queremos as mesmas mudanças. Espero ter ajudado. Tchau.

IGNORANTE: Tá… Tchau. Aff, essas mulheres, vou te dizer, não dá pra entender o que elas querem!!!!

ATENÇÃO DONA DE SI: como recurso para a destruição da nossa dignidade estará sempre a frase: “não dá para entender o que as mulheres querem”, para que sejamos dadas como loucas, histéricas e passionais. Não caia nessa!

A DONA DE SI OUVE A ÚLTIMA FRASE E VOLTA. COM CALMA!

DONA DE SI: Acho que você entendeu muito bem o que as mulheres querem.

.

E SEGUIMOS NA AÇÃO FEMINISTA. E O IGNORANTE SEGUE BATENDO CABEÇA, NO SEU DESESPERO DE PERDER SUA OPRESSÃO SOBRE NÓS.

.

Caríssima, DONA DE SI, o trecho abaixo do livro “O SEGUNDO SEXO, VOL 1”, escrito por Simone de Beauvoir em 1949 é a base da crença machista e patriarcal que o feminismo combate.

.

“ A humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em si, mas relativamente à ele; ela não é considerada um ser autônomo.”

.

E, para que você jamais seja pega em ciladas de diálogos sobre feminismo com pessoas ignorantes e opressoras, estude! Por favor, busque embasamento para a sua ação. Um bom começo é sempre a leitura da filósofa francesa Simone de Beauvoir.

.

Sororidade Sempre
Grande beijo
Suzi Pires

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME