Saiu no site G1:
Veja publicação original: Documentário retrata a história de mulheres que deixaram de pintar os cabelos para propor mudança no paradigma social
.
Filme ‘Branco, Prata e Outros Tons’ será exibido nesta quinta-feira (14), no Sesc Thermas, em Presidente Prudente. Sessão é gratuita.
.
esta quinta-feira (14), o Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe o documentário Branco, Prata e Outros Tons, idealizado por Elca Rubinstein e dirigido por Humberto Bassanelli. A atração começa às 19h30 e é gratuita.
.
No filme, mulheres que estão descobrindo seus cabelos brancos contam por que deixaram de tingir os cabelos e passaram a se sentir mais charmosas e seguras, propondo, com isso, uma mudança no paradigma social.
.
Trata-se de mulheres em diferentes faixas etárias, etnias e grupos socioculturais que, nos dias atuais, ousam parar de pintar seus cabelos e estão dispostas a compartilhar sua proposta de uma estética alternativa – nem moralista, nem julgadora, nem impositiva.
.
Registrar o que as levou a encarar o novo visual e entender quais foram as críticas, restrições e constrangimentos que tiveram que enfrentar, pode ajudar outras mulheres que não tiveram a ousadia de quebrar os padrões socialmente adotados de esconder os fios brancos que teimam em aparecer.
.
Enquanto muita gente trata a velhice como um tabu a ser evitado, Elca Rubinstein não perde a oportunidade de trazer o assunto à tona. Ela é Ph.D. em economia, formada pela USP, onde foi professora até ir para o Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou de 1986 a 2003.
.
Após a exibição do filme, Elca participa de um bate-papo com o público. A sessão integra a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, marcada mundialmente no dia 15 de junho.
.
.
Documentário Branco, Prata e Outros Tons será exibido nesta quinta-feira (14), em Presidente Prudente (Foto: Sesc/Divulgação)