Saiu no site DCI
Veja publicação original: Diversidade e inclusão no centro do Oscar
.
Indústria do cinema aposta – e acerta – em temas até alguns anos periféricos no entretenimento
.
Por Liliana Lavoratti
.
A diversidade, que vem ganhando espaço nos negócios, está se consolidando também na indústria do entretenimento. “Inclusão, diversidade, igualdade racial, étnica e de gênero não são só palavras do momento. Elas vão ao cerne do que nossa academia está fazendo”, disse na segunda-feira (4) John Bailey, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, cujos membros escolhem os premiados do Oscar de 2019, e que participaram d almoço anual dos concorrentes em Beverly Hills (EUA). Dentre os indicados, a cantora pop Lady Gaga, o diretor mexicano Alfonso Cuarón e o cineasta norte-americano Spike Lee.
.
.
Mulheres ganham espaço
“Este ano tem a maior classe de mulheres indicadas. Longe da paridade, e é claro que precisamos melhorar. A paridade de gênero é um problema da indústria, não só um problema da academia”, disse Bailey aos convidados, entre os quais os atores Glenn Close, Bradley Cooper, Rami Malek e Amy Adams, de acordo com a Reuters. “Roma”, de Cuarón, e a comédia “A Favorita”, do diretor grego Yorgos Lanthimos, lideram as indicações, tendo sido lembrados em 10 categorias cada. A premiação será no dia 24 de fevereiro deste mês.
.
.
Rainha lésbica e doméstica nas telas
O crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio confirma essa tendência. “A diversidade chega ao Oscar e torna-se clara entre os indicados para melhor diretor. Dos cinco, três deles nasceram em outros países: Alfonso Cuarón (México), Pawel Pawlikowski (Polônia) e Yorgos Lanthimos (Grécia). Dos dois norte-americanos, Spike Lee e Adam McKay, um é negro. Faltou ao menos uma diretora mulher”. “A Favorita” conta a história de uma rainha louca e lésbica na Inglaterra e suas cortesãs. “Roma” retrata a vida de uma empregada doméstica de família classe média no México.
.
.
Selic estável (I)
O mercado não espera corte nem alta da taxa básica de juros, a Selic, mas sim sua estabilidade nos 6,5% ao ano atuais, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que termina hoje. Para o especialista em dólar e trader profissional Jefferson Laatus, sócio fundador do grupo LAATUS, a expectativa é que a semana seja neutra no que diz respeito ao resultado do Copom. “O último Boletim Focus refletiu isso: ninguém espera alta ou recuo na taxa. Talvez quando a Reforma da Previdência estiver mais encaminhada, o cenário se altere e haja um corte”, afirma.
.
.
Selic estável (II)
Se, por um lado, o Banco Central não tem, pelo menos por enquanto, motivos para elevar a Selic, sendo mais importante agora manter o estímulo à economia, por outro também não é o momento de o Banco Central cortar mais os juros, diz Laatus. Embora a inflação esteja bem comportada e beneficiada pela queda do dólar, o cenário do câmbio e dos preços não está muito claro por causa das incertezas ainda existentes no horizonte das reformas estruturais. “A tendência é que haja cortes mais adiante, ainda mais se o governo começar a cumprir suas promessas”, prevê.
.
.
Selic estável (II)
Se, por um lado, o Banco Central não tem, pelo menos por enquanto, motivos para elevar a Selic, sendo mais importante agora manter o estímulo à economia, por outro também não é o momento de o Banco Central cortar mais os juros, diz Laatus. Embora a inflação esteja bem comportada e beneficiada pela queda do dólar, o cenário do câmbio e dos preços não está muito claro por causa das incertezas ainda existentes no horizonte das reformas estruturais. “A tendência é que haja cortes mais adiante, ainda mais se o governo começar a cumprir suas promessas”, prevê.
.
.
Empregadores top
Presidentes de cinco das 38 empresas Top Employers Brasil 2019, que entraram no ranking do programa de certificação global que avalia a excelência das boas práticas no ambiente de trabalho, participam de premiação, marcada para amanhã (7), em São Paulo. São eles: Marc Hasson, da Boehringer Ingelheim; Paulo Barbosa, da Roche Diabetes Care; Claudio Ferreira, da JTI; Cristina Palmaka, da SAP Brasil e Mirele Griesius Mautschke, CEO da DHL Express, além do vice-presidente do Banco do Brasil, Antonio Gustavo Matos do Vale, que em janeiro trocou o comando da área de tecnologia pela de Gestão de Pessoas, Suprimentos e Operações. “Quase a totalidade das certificadas vêm investindo em iniciativas de posicionamento de sua marca empregadora e apresentado melhoras contínuas em uma série de indicadores de desempenho que, no médio prazo, vêm impactando positivamente seus resultados financeiros”, destaca Gustavo Tavares, Country Manager do Top Employers Institute Brasil.
.
.
Reciclagem pet
Feira MegaGrooming traz workshop gratuito para quem deseja empreender na área pet “Para comemorar 10 anos de vida”, o MegaGrooming Show Experience, maior evento de capacitação técnica do mundo na área de estética animal, se transformou num projeto mais amplo: uma feira do segmento pet, de 17 a 19 de fevereiro, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista. O seminário internacional com a participação dos principais groomers brasileiros e internacionais continua sendo um dos grandes destaques, mas, agora, com a feira, o evento associou uma nova proposta e selecionou uma área exclusiva de acesso livre e gratuito que comportará uma feira com 50 expositores, além de dois espaços com palestras gratuitas, o Workshop de Negócios e Área do Empreendedor Pet. A ideia é oferecer conteúdo para quem deseja empreender em pequenos e médios pet shops ou para quem já atua na área e procura reciclagem e profissionalização.
.
.
Para limpar a sujeira
A Steffen – uma das maiores distribuidoras de material de limpeza profissional do Estado do Rio de Janeiro – comemora um crescimento próximo a 10% no ano passado. No último trimestre houve aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que mostra o forte viés de progresso durante 2018. A empresa projeta avanço de 35% em 2019, por conta da ampliação do mix de produtos (entrada em material de escritório), expansão no segmento de limpeza profissional e do projeto Steffen Digital. Para isso, a Steffen está investindo na ordem de R$ 500 mil, sendo R$ 200 mil somente na implantação da área digital no primeiro ano. Segundo o diretor comercial da Steffen, Vicente Maia, o material de escritório vai representar 25% do faturamento da empresa no prazo de três anos. “Com essa nova expansão, completamos o nosso mix de produtos. Passaremos a entregar todos os suprimentos que nossos clientes demandam, sejam empresas ou condomínios, com a qualidade e serviço que eles já conhecem.”
.
.
Artesanato sustentável
.
O Ministério de Turismo estima que existam cerca de 10 milhões de artesãos no país. Deste número, dados do IBGE mostram que cerca de 46% deles identificam oportunidades de ganhos com a utilização de resíduos e 48,3% já utilizam materiais reciclados em seu processo produtivo. A Rio Artes Manuais, promovida pelas lojas Caçula, acontecerá de 20 a 24 de março no Centro de Convenções SulAmérica. O evento espera receber mais de 27 mil visitantes e oferece gratuitamente mais de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou aprimorar em mais de 250 técnicas de artesanato. Nesta 13ª edição, o mote será “Pequenos gestos, grandes mudanças” e vai promover oficinas e exposições gratuitas que abordarão a sustentabilidade e o cuidado com o meio-ambiente. Informações: http://rioartesmanuais.com.br
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.