HOME

Home

Dicas para ser efetivada no trabalho temporário

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS

 

Veja publicação original: Dicas para ser efetivada no trabalho temporário

.

Por Ana Paula de Araujo

.

O final do ano é uma época de muita expectativa para quem está desempregada, afinal, é quando aumenta a oferta de trabalho temporário. A princípio, ele representa um alívio provisório no orçamento, mas também pode abrir as portas para um emprego efetivo — e muitas pessoas sonham com isso.

.

Em 2017, uma estimativa da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), junto ao Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), apontou que cerca de 19 mil vagas temporárias poderiam ser transformadas em efetivas. A previsão de 2018 ainda não foi divulgada pela associação.

.

“O trabalho temporário tem a função de treinar na prática, permitindo à contratada demonstrar suas habilidades na função”, diz Joelma de Matos Dantas, gerente executiva do Sindeprestem. Por isso, é sim possível sonhar com a efetivação. As dicas a seguir ajudarão você a causar uma boa impressão e aumentar suas chances de começar 2019 com um emprego novo.

.

.

.

1 – Mostre comprometimento

.

Você terá pouco tempo para demonstrar que pode agregar muito à empresa que lhe contratou. Por isso, aproveite cada chance para apresentar profissionalismo, cordialidade, dedicação, agilidade e bom relacionamento com superiores e equipe. “Ter plena consciência do motivo pelo qual você foi contratada é essencial para entender o papel a ser desempenhado na empresa contratante”, afirma.

.

.

.

2 – Aprenda o máximo que puder

.

Encare toda e qualquer situação que você viver dentro da empresa como uma oportunidade de adquirir conhecimento. Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas, informe-se sobre os procedimentos e melhores práticas para sua atuação e, se houver um treinamento prévio, absorva o máximo de informações que puder.

.

.

.

3 – Encare o temporário como se já fosse efetivo

.

“O maior erro de uma profissional é considerar essa vaga como algo provisório e sem compromisso com o futuro”, frisa Joelma. Entender essa oportunidade como uma chance de conseguir um emprego fixo mudará todo o seu mindset e fará você empenhar suas funções com mais profissionalismo e responsabilidade.

.

.

.

4 – Seja pontual

.

Se existem duas atitudes que indicam falta de comprometimento e responsabilidade: atrasar-se e faltar. Imprevistos acontecem, mas quando eles são frequentes, sujam sua imagem e diminuem as chances de efetivação.

.

.

trabalho-temporario-final-de-ano-natal(2)

.

.

.

5 – Impressione mesmo sem ter experiência

.

Se você nunca desempenhou funções na área em que está trabalhando agora, essa é a hora de mostrar o quão aberta você está para aprender. “Aproveite, pois a experiência como temporária é uma chance para você demonstrar todo o seu potencial”, aconselha.

.

.

.

6 – Demonstre vontade de trabalhar

.

Esteja sempre atenta às solicitações e orientações dadas por seus superiores e cumpra o que lhe for designado com atenção e responsabilidade.

.

.

.

7 – Supere as expectativas

.

Bater metas e cumprir ordens é o que esperam de você — e não há nada de mal em parar por aí. Contudo, ir além disso fará você se destacar, aumentando exponencialmente as suas chances de efetivação.

.

.

.

8 – Observe os funcionários efetivos

.

“No geral, eles se dispõem a auxiliar e ensinar quem chega. É uma troca constante”, orienta Joelma. Faça um bom trabalho em equipe e aprenda o que puder com quem a cerca.

.

Fotos: AdobeStock

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME