Saiu no site G1
Veja publicação original: Depois de morar na beira do rio, empresária de Taubaté cria franquia com 200 lojas
.
Luzia Costa faliu na primeira experiência como empreendedora e perdeu até a casa. Hoje, deu a volta por cima e virou empreendedora de sucesso que atua no Brasil e no exterior.
.
Por Daniel Corrá
.
A história da empresária Luzia Costa, de Taubaté (SP), renderia um filme. O roteiro, tem cenas de fracasso e lições de superação. A protagonista foi comerciante, faliu, teve que morar na beira do Rio Paraíba, mas conseguiu construir uma marca de franquias com mais de 200 lojas no Brasil e no exterior.
.
A experiência da Luzia no mundo dos negócios, começou em 2001, vendendo biscoitos caseiros para melhorar a renda. A aposta deu certo e a empreendedora cresceu.
.
“Do biscoito, a gente montou carrinho de lanche, depois lanchonete, pizzaria, e com a pizzaria a gente quebrou, de maneira agressiva. A pizzaria dava grana, mas por má gestão, por misturar os bolsos, nós fomos morar na beira do rio, numa casa de pau a pique, onde eu tive que me reinventar completamente”, conta.
.
A reinvenção começou quando Luzia pediu, ao pai dela, R$ 40 emprestados para comprar um botijão de gás. Com o dinheiro, ela tentou virar o jogo: deixou o gás para trás e comprou ingredientes para fazer tomate seco e vender para os vizinhos.
.
“É muito difícil quando você quebra. Quando você acostuma com um padrão de vida, quebra por incompetência sua e, de repente, não pode passar no corredor de bolacha do mercado com o seu filho. Mas foi aí que eu aprendi que eu era empreendedora e aprendi a fazer dinheiro”, diz.
.
.
.
Volta por cima
.
Do tomate, a empreendedora ainda vendeu pirulitos caseiros até ganhar um curso de estética.
.
“Esse curso foi um divisor de águas e eu montei uma tenda de massagens na alta temporada em Ubatuba. Depois, voltei a trabalhar em Taubaté e atender de graça nas faculdades para conhecerem meu serviço. Com isso, meu número de clientes aumentou e não dei mais conta”, lembra.
.
Luzia então, começou a dar treinamentos na área de estética, até montar – novamente – uma nova empresa: agora, uma marca de design de sobrancelhas.
.
“As pessoas riam de mim quando eu abri a primeira loja e falava que era uma franquia, mas que só tinha aqui. Eu falava que éramos os melhores do mercado, mas era uma loja piloto”, diz Luzia. Hoje, a marca tem 200 lojas em todo o Brasil, e em países como Argentina, Bolívia e até Estados Unidos.
.
Nas lembranças dos altos e baixos da própria história, Luzia sente orgulho do filme que vem à cabeça.
.
“Por muitos anos, eu empreendia para comprar uma fruta, uma mistura, uma pipoca para o meu filho. Aí, fui montando coisas que foram me dando condições melhores de vida. Hoje a gente está indo para outros países, é desafiador. É mágico. Tem mulheres diferentes, pessoas diferentes vivendo da sua marca. Vejo um pouquinho de mim em cada uma delas. Isso é muito gratificante”.
.
(A história da Luzia, é um dos destaques do primeiro episódio da série #FezDiferente, exibida nesta semana pelo Link Vanguarda)
.
.
.
Depois de morar na beira do rio, empresária de Taubaté cria franquia com 200 lojas no Brasil e exterior — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda
.
.
.
.
.
.
.
.