Nesta quarta feira, (29/11) participei da Capacitação da Guarda Civil Metropolitana de Jandira. O evento teve a presença das Guardas e dos Guardas Civis Metropolitanos que fazem parte do Projeto GUARDIÃ MARIA DA PENHA tanto de Jandira como de Embu das Artes e Barueri, que conta com uma equipe especializada.
As vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas recebem visitas domiciliares da Guarda, visando protege-las, evitando assim o descumprimento pelos agressores. Jandira é a primeira cidade da região a participar do projeto.
Iniciamos nosso trabalho falando sobre a parte teórica, a necessidade do reconhecimento da situação de todas as formas de violência, sensibilização dos participantes projeto e a importância que se deve dar aos detalhes de uma ocorrência. Em seguida apresentamos casos práticos e falamos sobre a atuação do Ministério Público, iniciando em seguida um debate.
Foi um evento muito significativo em que dividimos experiências e analisamos os obstáculos que as instituições enfrentam no Combate à Violência Contra a Mulher.
Hoje o Projeto Guardiã Maria da Penha já atua há sete meses, com acompanhamento de 46 casos Medidas Protetivas deferidas. Até agora não houve nenhum descumprimento, comprovando que o Projeto é preventivo e efetivo, aproximando cada vez mais as mulheres em situação de violência do sistema de Justiça.
Agradeço imensamente à Diretora de Políticas para Mulheres e Igualdade Racial, Marly Marques Lobato e a Lucinete Xavier Santana, Sub Corregedora e Coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha pelo ilustre convite. Obrigada pela presença de todas e todos Guardas Municipais, à toda equipe da Corregedoria de Jandira e equipe de Barueri e Embu das Artes.