Saiu no site PORTAL RVP:
Veja publicação original: CREAS REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
A Administração Municipal, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS, estará realizando ações alusivas ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25 de Novembro). As atividades serão desempenhadas em dois momentos, na quinta-feira (16) com ações de orientação e saúde durante o dia e na sexta-feira (17), com palestra, no período da noite com o Núcleo Maria da Penha de Francisco Beltrão NUMAPE e com o delegado da Polícia Civil de Coronel Vivida, Rômulo Contin Ventrella.
Para abordar a temática da violência contra a mulher e orientar sobre quais medidas as pessoas podem tomar se estiverem vivenciando ou presenciando esse tipo de violência, o CREAS de Coronel Vivida está organizando esses eventos desta semana com o foco na prevenção. Na quinta-feira, na praça Getúlio Vargas, manhã e tarde, com a presença da equipe da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, a Unidade Móvel com atendimento itinerante à mulher em situação de violência estará com uma equipe para atendimentos individuais e sigilosos com repasse de informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos.
A psicóloga do CREAS, Ana Paula Jochem, explica que com a violência contra a mulher cada vez mais presente na nossa sociedade, o objetivo dessas ações é repassar informações úteis para cada tipo de situação e realidade, pois nesses casos a informação é o nosso maior meio de prevenção e proteção.
Junto com o CREAS o Departamento de Saúde estará oportunizando serviços para as mulheres que participarem das atividades. A diretora desse departamento, Liliane Fontanive, relatou que a equipe de saúde estará com psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta para orientações e a equipe de enfermagem fará verificação de pressão, teste de glicose, agendamentos de mamografia e de coleta de preventivo, avaliações odontológica, entre outros.
Já na sexta-feira (17), no Centro Cultural Benedito Rakowski, a partir das 19h30, as mulheres são convidadas a participar de uma palestra ministrada pela equipe do Núcleo Maria da Penha de Francisco Beltrão NUMAPE sobre apoio jurídico e educativo. Junto com essa equipe, o delegado Rômulo Ventrella estará colaborando com os assuntos tratados repassando informações sobre a prática da Polícia Civil nos atendimentos a casos de violência familiar e doméstica.
Sobre a palestra, Ana Jochem comentou que o objetivo é uma reflexão sobre a construção histórica da violência contra a mulher, a importância de não aceitar a naturalização de situações que violam direitos, sendo apresentado também dados sobre a nossa realidade e caminhos para a busca de ajuda.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMCV RICARDO CESAR OLIVEIRA
Por Valdenir Lima
….