Saiu no G1
Veja a Publicação Original.
Lady Gaga, Bruce Springsteen, Tom Hanks e um elenco estrelar se apresentam na posse do presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden, neste dia 20, em Washington. Mas uma jovem ainda desconhecida do grande público deve roubar a cena. Aos 22 anos, a poeta Amanda Gorman lerá um poema de sua autoria na cerimônia.
Atualização: Confira um trecho da declamação do poeta de Amanda Gorman.
Ela vai encorpar o time de outros cinco autores que se apresentaram em posses presidenciais (todas de eleitos democratas), como os consagrados Robert Frost (da posse de John F. Kennedy em 1961) e Maya Angelou (da posse de Bill Clinton em 1993).
Tsitsi Dangarembga:Conheça a escritora do Zimbábue cuja voz está por trás de uma das ‘100 histórias que moldaram o mundo’
Nascida em Los Angeles, Califórnia, e formada pela Universidade de Harvard, Gorman foi escolhida pela futura primeira-dama, Jill Biden, e definiu a oportunidade como uma “honra” em seu Instagram (ela tem cerca de 50 mil seguidores).
Sua trajetória é marcada pelo ativismo, focando em questões como diáspora africana, feminismo, raça e marginalização. O seu poema “In the Eye Of” (No olho do), de 2018, evoca o poder destrutivo dos furacões e foi incluído em uma antologia de arte dedicada à sustentabilidade. Gorman já declarou que quer se candidatar a presidência dos EUA em 2036.
A autora já alcançou alguns feitos em sua curta carreira. Em 2017, foi mais jovem poeta a abrir a temporada literária da Library of Congress (a biblioteca nacional americana), teve um poema seu adquirido pela Morgan Library and Museum de Nova York, e assinou um contrato com a Viking Press (selo da Penguin Random House) para publicar um livro infantil. Ah, e também já leu um poema seu na MTV.
A poeta contou em entrevistas que recebeu o convite para a posse em dezembro. Ela escreveu especialmente para a cerimônia o poema “The hill we climb” (A montanha que escalamos, em tradução livre), inspirado na traumática invasão ao capitólio por extremistas apoiadores de Donald Trump, no último dia 6.
“Aquele dia me deu uma segunda onda de energia para terminar o poema”, disse Gorman em entrevista à rede de TV americana ABC. “O poema não é cego. Não vira as costas para as evidências de discórdia e divisão”.
Silvio Almeida:‘As pessoas descobriram que o racismo não é uma patologia. É o que organiza a vida delas’
Na mesma entrevista, a poeta disse que não recebeu orientações específicas em relação ao conteúdo do poema, mas foi aconselhada a enfatizar o espírito do união do país e não “denegrir” outros políticos (como o presidente Donald Trump).
Outros nomes confirmados na posse são os músicos Bruce Springsteen, John Legend, Jennifer Lopez e Lady Gaga (que irá cantar o hino nacional dos EUA), e a banda Foo Fighters. As atrizes Eva Longoria e Kerry Washington também deverão aparecer em alguma performance. Outros artistas ainda deverão ser anunciados. Segundo o comitê da cerimônia, Tom Hanks poderá ser anfitrião de um segmento em que se apresentarão os músicos Justin Timberlake, Jon Bon Jovi e Demi Lovato.