Saiu no site UNIVERSA
Veja publicação original: Conheça 11 séries que têm mulherões de responsa como protagonistas
.
Serviços de streaming à la Netflix têm investido em séries com protagonistas femininas complexas, fortonas que, diferentemente da maioria das produções voltadas para o público feminino, não falam de amor ou deixam o tema em segundo plano.
.
São mulheres adultas com uma carreira profissional de alto nível, ou que vivem uma questão emocional complicada, vida sexual bombada ou que simplesmente decidiram viver a vida como quiserem — apesar de serem criticadas e pagarem um preço alto pelas suas escolhas.
.
Montamos uma lista com alguns dos melhores seriados dessa categoria, que vão estrear em breve ou que já estão disponíveis. Veja:
.
.
.
“Boneca Russa”
.
.
A série, que estreia em fevereiro, tem Natasha Leone, a Nicky Nichols de “Orange Is the New Black”, como Nadia. Na história, dividida em oito episódios, a personagem está na própria festa de aniversário e morre toda vez que tenta ir embora — isso mesmo, ela morre, volta no tempo, e morre de novo. E de novo, e de novo.
.
Em entrevista à revista “The Hollywood Reporter”, Natasha comentou que a comédia é “uma aventura existencial” e que, apesar da fórmula da narrativa ser antiga, é a primeira vez que traz uma mulher como protagonista.
.
Onde assistir: na Netflix, a partir de 1º de fevereiro.
.
.
.
“Good Girls”
.
.
Três mulheres de uma cidade pacata dos Estados Unidos bolam um plano para assaltar um supermercado e sair do buraco financeiro. No elenco está Christina Hendricks, a Joan Harris de “Mad Men”, que se vê falida depois de descobrir que o marido tem uma amante e que gastou todas as economias da família. A segunda temporada estreia em março.
.
Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada. A segunda estreia em março.
.
.
.
“Wanderlust”
.
.
No ar desde outubro de 2018, a série acompanha a história do casal Joy (Toni Collette brilhando) e Alan Richards (Steven Mackintosh). É dela o primeiro passo para uma conversa séria sobre a vida sexual dos dois, que esfriou depois de anos de casamento, quando sugere abrirem o relacionamento. A personagem de Toni foi a primeira a ter um orgasmo em uma série da BCC.
.
Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada (ainda não foi anunciado se haverá a segunda).
.
.
.
“Gipsy”
.
.
A psicanalista Jean Holloway (Naomi Watts) começa a entrar mais do que deveria na vida dos pacientes e, aos poucos, vão sendo reveladas suas frustrações com a vida estável que leva.
.
Os capítulos são longos e não tão dinâmicos quanto a maioria das séries atuais. Se isso não for problema para você, invista. Para muita gente foi, a audiência não foi das melhores e a Netflix cancelou a produção.
.
Onde assistir: na Netflix, toda a primeira e única temporada.
.
.
.
“Doctor Foster”
.
.
Na série britânica, a médica Gemma Foster (Surane Jones) começa a desconfiar que o marido tem uma amante.
.
Ela vai fundo na investigação e, de tanto fuçar, chega à verdade, que é até pior do que imaginava.
.
Onde assistir: na Netflix, toda a primeira e a segunda temporadas.
.
.
.
“The Fall”
.
.
A detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) investiga uma série de mortes em Belfast, na Irlanda do Norte, para encontrar o serial killer responsável pelos crimes. Ao mesmo tempo, precisa resolver alguns demônios do passado.
.
Onde assistir: na Netflix, todas as três e únicas temporadas.
.
.
.
“The Sinner”
.
.
Jessica Biel mostra talento para o drama no papel de Cora Tannetti, uma mulher que mata um homem a facadas, do nada, durante um dia de praia, com a orla lotada de famílias assistindo ao crime. A princípio condenada como mulher com problemas mentais, a investigação descortina um trauma que ela carrega desde a adolescência.
.
Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada (a segunda também está disponível, mas a história e o protagonista são outros).
.
.
.
“How to Get Away with Murder”
.
.
Uma das séries mais aclamadas da televisão atualmente, está na quinta temporada (embora a Netflix só disponibilize quatro), mas não poderia ficar de fora dessa lista por causa da protagonista poderosíssima vivida por Viola Davis. Annalise Keating é uma professora de direito que cria um grupo de estudos com alguns de seus alunos mais promissores. Eles se envolvem em um misterioso assassinato e, aí, o suspense começa.
.
A série rendeu a Viola o Emmy de 2015, tornando-a a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz de série dramática. Entre seus próximos trabalhos, promete fazer sucesso o filme sobre Shirley Chisholm, a primeira congressista negra americana.
.
Onde assistir: na Netflix, todas as quatro temporadas.
.
.
.
“Big Little Lies”
.
.
Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Shailene Woodley vivem três amigas cujos filhos estudam na mesma escola e, por isso, se aproximam. Ao longo de sete episódios, situações envolvendo violência doméstica e estupro vão sendo revelados. A segunda temporada, com Meryl Streep no elenco, está confirmada para 2019, mas ainda sem data de estreia.
.
Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira temporada.
.
.
.
“Sharp Objects”
.
.
A atriz Amy Adams vive Camille Preaker, uma jornalista que volta à sua cidade natal do interior para escrever sobre a morte de uma adolescente e o desaparecimento de outra. A série é bem sombria e a vida da própria Camille é cheia de episódios de violência e agressão. A série teve só uma temporada, com oito episódios. Amy não quer viver Camille novamente, diz que exige demais.
.
Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira e única temporada.
.
.
.
“Divorce”
.
.
Sarah Jessica-Parker, a famosa Carrie de “Sex and the City”, estrela a série sobre uma mulher que tem um relacionamento fora do casamento e, depois que o marido descobre a traição, vive uma processo de divórcio conturbado. Poderia ser um drama, mas é comédia no estilo “rir para não chorar”. Depois de duas temporadas, a terceira já está garantida.
.
Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira e a segunda temporadas.
.
.
.
“Mavelous Mrs. Maisel”
.
.
Rachel Brosnahan acaba de ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia pelo segundo ano consecutivo pelo papel de Midge Maisel, uma dona de casa nova-iorquina dos anos 1950 que começa a trabalhar como comediante de stand-up depois de ser deixada pelo marido. A segunda temporada estreou em dezembro e a terceira já está garantida.
.
Onde assistir: no Prime Video (serviço de streaming da Amazon), toda a primeira e a segunda temporadas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.