Saiu no site OAB SÃO PAULO:
Veja publicação original: Congresso da Mulher Advogada convoca união pelo índice zero da violência contra a mulher
.
Os noticiários continuam a estampar a escalada do feminicídio e da violência contra a mulher no Brasil: 12 mulheres são assassinadas, em média, todos os dias. É o que revelou o levantamento do Monitor da Violência, na data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Para mudar esta realidade é preciso que a sociedade enfrente o tema acelerando a mudança de cultura sobre o tratamento do sexo feminino. A OAB SP contribui com essa tarefa, através da sua Comissão da Mulher Advogada, promovendo anualmente amplos debates e difusão de informações no seu Congresso Estadual da Mulher Advogada. A edição de 2018, cujo tema é “União pelo Índice Zero da Violência Contra a Mulher”, está marcada para o próximo sábado, dia 15/09.
.
A partir das 8h30, na sede institucional da Seção paulista da Ordem, mulheres de diferentes áreas profissionais debaterão temáticas pertinentes a essa cultura que precisa ser mudada por diversas óticas. Serão três painéis que expõem perspectivas sobre as questões da violência contra a mulher. O primeiro painel traz os principais projetos voltados às mulheres em situação de violência tratados de forma sistemática e em parcerias com o apoio de entidades como, por exemplo, o Projeto Fênix, encabeçado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que fornece tratamento médico e odontológico às vítimas de violência e de gênero, e o projeto Bem Querer Mulher, criado em 2004, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalha com capacitação ode agentes, centros de atendimento e conscientização da população. Ou então o mais recente programa Tem Saída, firmado em parceria com os órgãos de Justiça e a Prefeitura de São Paulo, buscando fomentar autonomia financeira às mulheres em situação de violência.
.
O segundo painel vai abordar a abusividade em geral, mas sob o aspecto médico se entrelaçando com o jurídico. Para este debate, representantes do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) estarão presentes, assim como profissionais do sistema de Justiça mais sensíveis às demandas femininas.
.
Para o terceiro e último painel do Congresso, o tema será a luta e a prevenção no combate à violência, com foco na diversidade. A intenção aqui é abranger outras situações de intolerância e, dessa forma, trabalhar a questão do combate à violência de forma mais ampla reforçando a necessidade da busca de caminhos que combatam a cultura da violência.
.
.
Varal da Vergonha e Caravana da Indignação
.
Além da discussão durante os painéis, a OAB SP sediará a exposição “Varal da Vergonha”, no saguão principal da sede institucional que abrigará o Congresso. Será a primeira vez que essa mostra chega a São Paulo, que já está em sua 8ª edição, na Baixada Santista onde nasceu expondo peças femininas com o objetivo de protestar contra a violência com uma linguagem tão afeita ao universo da mulher e sensível ao universo de seus agressores. O período de visitação será de 15 a 30 de setembro.
.
No encerramento da programação do Congresso, todos os presentes serão convidados a realizar uma caminhada até a Câmara Municipal de São Paulo, situada a alguns quarteirões de distância da sede da OAB SP. Denominada “Caravana da Indignação”, a iniciativa reúne os apoiadores das temáticas tratadas que se dispõem a levar essa luta ao Legislativo municipal para envolver a vereança da capital. Afinal, a proposta crucial dessa mobilização é sensibilizar a todos promovendo engajamento em torno do mesmo objetivo: o índice zero da violência contra a mulher.
.
.
Confira, abaixo, a programação completa:
.
.
8h30 – Credenciamento
.
.
9h30 – Abertura
.
Apresentação: Samya Maria Macedo de Abreu – Cordel de Tião Simpatia “A Lei Maria da Penha”
.
Lançamento da Campanha Anual da OAB SP – “Semana de Conscientização e Prevenção da Violência contra a Mulher”
.
.
10h00 – Painel I – Da indignação às ações afirmativas: a soma de esforços
.
Projeto “Tem Saída”
.
Expositora
.
Maria Gabriela Prado Manssur
.
Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, especializada em violência contra a mulher.
.
.
Projeto “Fênix”
.
Expositora
.
Teresa Cristina Cabral Santana
.
Juíza de Direito titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santo André; membro integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSP.
.
.
Projeto “Bem Querer Mulher”
.
Expositor
.
João Francisco Carvalho Pinto Santos
.
Presidente do Projeto Bem Querer Mulher.
.
.
11h00 – Painel II – Relacionamentos abusivos sob a ótica profissional da medicina
.
Expositora
.
Albertina Duarte Takiuti
.
Ginecologista e obstetra; coordenadora estadual de Políticas para Mulheres do Estado de São Paulo e do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo.
.
.
Expositora
.
Maria Ivete Castro Boulos
.
Médica infectologista; coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital das Clínicas da FMUSP (NAVIS); representante do acolhimento e cuidado às vítimas de violência sexual e de gênero do Núcleo de Ética e Direitos Humanos da FMUSP.
.
.
12h00 – Painel III – Mobilização em marcha constante – Violência de gênero
.
Expositora
.
Alice Bianchini
.
Presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica e membro consultora da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP.
.
.
Diversidade sexual
.
Expositora
.
Adriana Galvão Abílio
.
Conselheira Secional, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB SP.
.
.
Igualdade racial
.
Expositora
.
Maria Sylvia Aparecida de Oliveira
.
Advogada, presidente de Geledés – Instituto da Mulher Negra.
.
.
13h00 – Homenagem à desembargadora Maria Cristina Zucchi – Órgão Especial do TJSP
.
.
13h30 – Caravana da indignação – Varal da vergonha – Mulheres Progressistas
.
Saída: Sede Institucional da OAB SP – Destino: Câmara Municipal de São Paulo
.
.
Apoio
.
Exposição do Varal da Vergonha – de 15 a 30 de setembro de 2018, na sede institucional da OAB SP
.
Serviço:
Evento: “Congresso Estadual da Mulher Advogada da OAB SP 2018”
Data: 15/09 – 08h30
Local: Sede institucional da OAB SP – Rua Maria Paula, 35 – Centro
.
.
.
.
.
.
.