Saiu no site PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA:
Veja publicação original: Comarca oferece serviço para criar grupos reflexivos sobre violência contra mulher
A comarca de São João Batista realiza nesta sexta-feira (18/8) o segundo encontro do Curso de Capacitação para o Trabalho com Homens Causadores de Violência contra as Mulheres. O projeto, inteiramente custeado com recursos de penas pecuniárias, foi idealizado pela assistente social da comarca, Roseméri Stein, e aprovado pela juíza da 2ª Vara Cível de São João Batista, Maria Augusta Tridapalli.
O objetivo do curso, coordenado pelo professor Ricardo Bortoli, do Instituto Furb, é capacitar a rede de serviços dos municípios que compõem a comarca de São João Batista para que possam desenvolver trabalho com homens acusados de violência contra mulheres. O curso tem carga de 28 horas e teve início no dia 11/8.
Os temas giram em torno das questões de gênero, violência, masculinidade, trabalho interdisciplinar e formação de grupos. Nas próximas etapas haverá assessoramento para a formação de grupos reflexivos formados por homens – o primeiro encontro está previsto para ocorrer no dia 24/8, às 19 horas, na Casa da Cidadania de Nova Trento.
Os participantes do curso foram escolhidos após indicação de suas respectivas redes (saúde, assistência, educação, segurança, OAB, Fórum e representantes dos conselhos tutelares e instituições que trabalham a temática). Ao todo, 20 participantes estão sendo capacitados a partir da experiência exitosa da equipe de Bortoli junto ao Creas de Blumenau. O local do curso foi cedido pela Secretaria de Assistência Social de São João Batista, cidade-sede do evento.