Saiu no site G1:
Veja publicação original: Com o fim da proibição, mulheres aprendem a andar de moto na Arábia Saudita
.
As mulheres da Arábia Saudita se preparam para assumir os volantes de carros e também pilotar motocicletas pelo país. Depois de décadas de vigência, a proibição para mulheres conduzir veículos no país termina em 24 de junho.
.
“Graças a Deus, a lei que nos permite sentar ao volante foi emitida. Claro que estivemos esperando por esse momento por muito tempo e não podíamos imaginar que ele chegaria. Foi nossa chance”, explica Dua’a Al-Omar, que está praticando treinamento de pilotagem em motocicletas.
.
As primeiras habilitações para as mulheres foram emitidas durante este mês na Arábia Saudita e isso pode impulsionar o mercado de veículos do país. A expectativa é que cerca de 9 milhões de mulheres possam se tornar novas motoristas ou motociclistas.
.
.
“Eu tive a paixão por motocicletas desde que fui apresentada à Harley-Davidson em 2014. Naquela época, a única maneira para estarmos em uma motocicleta era no assento do passageiro. Nós podíamos curtir mas não com as mãos no guidom”, afirma Dua’a Al-Omar.
.
.
Fim da proibição
.
Em setembro passado, o rei Salman decretou o fim do veto a mulheres na direção, que foi mantido por décadas pelos governos muçulmanos mais conservadores.
.
.
No entanto, o príncipe Mohammed bin Salman, de 32 anos, é o verdadeiro rosto da revolução social no país e mostra que os jovens estão conseguindo exercer alguma influência.
.
Para Abdulgader, o dia 24 de junho será marcado por comemoração. “Quero ir à casa da minha mãe e levá-la para um passeio. É o meu plano. Só eu e minha mãe, ninguém mais”, diz.
.
Hanan Iskandar recebe treinamento para andar de moto em Al Khobar, na Arábia Saudita (Foto: Hamad I Mohammed/Reuters)
Mulheres estão ansiosas para começar a andar de moto na Arábia Saudita (Foto: Hamad I Mohammed/Reuters)