Saiu no ESTADO DE MINAS.
Veja a Publicação original.
Com o objetivo de resgatar e divulgar obras de autoras brasileiras do século 19 e início do século 20, a editora mineira Luas criou a Coleção Precursoras. “Se nós, mulheres, conseguimos chegar aonde chegamos hoje, não foi por causa dos homens ou de nada. Não chegamos aqui do nada. E tem uma lacuna muito grande que faz com que pareça que as mulheres não escreviam antes”, afirma Cecília Castro, de 34 anos, fundadora da editora.
Para ela, essa iniciativa é importante para proporcionar a mais mulheres a chance de conhecer obras de escritoras que acabaram sendo neglicenciadas pela história. “Essas mulheres foram nossas precursoras, para que pudéssemos estar hoje fazendo o que estamos fazendo. Nós, mulheres, precisamos e estamos fazendo esse movimento de resgate da ancestralidade, da história do feminismo. E a coleção é uma sequência disso”.
O projeto será lançado oficialmente nesta quarta (18), às 18h30, com bate-papo entre Cecília e as curadoras da coleção, Constância Lima Duarte e Maria do Rosário A. Pereira. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da editora no YouTube.