Saiu no site UNIVERSA:
Veja publicação original: CEO da Qatar Airways pede desculpas por comentário machista
.
Por Angus Whitley, Benjamin D. Katz e Kyunghee Park
.
O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, que disse que seu cargo era muito difícil para uma mulher, pediu “desculpas sinceras” pelos comentários e defendeu seu histórico de promover mulheres.
.
O chefe da companhia aérea provocou indignação na terça-feira quando disse que a Qatar Airways tinha que ser dirigida por um homem por causa dos desafios que o cargo representa. Mas depois ele disse que seu comentário inicial foi uma brincadeira. Al Baker é o novo presidente do conselho de administração da Associação Internacional de Transporte Aéreo, um dos maiores clubes do Bolinha do mundo.
.
“Eu gostaria de pedir desculpas sinceras por qualquer ofensa causada por meu comentário ontem, que vai de encontro a meu histórico de expandir o papel das mulheres na liderança na Qatar Airways Group como um todo”, disse Al Baker em comunicado enviado por e-mail.
.
Em uma conferência organizada pelo CAPA Centre for Aviation em Sidney, Al Baker foi pressionado a dar mais explicações. “Foi apenas uma brincadeira”, disse ele. “Todos deram risada. Achei que a história tivesse acabado aí.”
.
Poucas pessoas riram na entrevista coletiva de terça-feira, quando Al Baker disse a jornalistas que a Qatar Airways “precisa ser liderada por um homem, porque é um cargo muito difícil”.
.
A polêmica começou quando perguntaram a Al Baker o que poderia ser feito sobre a deplorável representação feminina no setor de aviação no Oriente Médio. Esse não é o caso da Qatar Airways, disse Al Baker ao jornalista.
.
.
Aumentar a representação
.
Os comentários contrastam com os esforços de algumas empresas concorrentes para aumentar a representação feminina nos altos escalões. A diretoria da Qantas Airways é 40 por cento feminina, incluindo a liderança das unidades de negócios internacionais e de fidelidade de passageiros frequentes, disse o CEO Alan Joyce. A SkyTeam nomeou a executiva da Delta Kristin Colvile como executiva-chefe da aliança de companhias aéreas no início deste mês.
.
Al Baker esclareceu sua posição na terça-feira em uma entrevista com Haidi Lun, da Bloomberg Television, após a entrevista coletiva.
.
“Eu me referi apenas a um indivíduo”, disse ele. “Eu não me referi à equipe em geral.”
.
A empresa emitiu posteriormente um comunicado em que reafirmou seu compromisso com a igualdade de gênero. “Embora eu seja famoso na imprensa por certa irreverência nas entrevistas coletivas, é fundamental que eu enfatize os fatos, como fiz hoje, e a importância da representação feminina no setor de aviação”, afirma o comunicado. O comentário “foi exagerado pela imprensa”, disse ele.
.
A equipe da Qatar Airways tem uma representação feminina de mais de 44 por cento, segundo a empresa.
.
A companhia tem pilotos do sexo feminino e vice-presidentes seniores do sexo feminino, disse Al Baker. Não existe desigualdade de gênero na Qatar Airways, disse ele na entrevista.
.
Consultado sobre se daria as boas-vindas a uma executiva como CEO, Al Baker disse: “Será um prazer para mim ter uma candidata a CEO que eu possa capacitar para se tornar CEO depois de mim”.
.
.
.
.
.
.