Saiu no site G1
Veja publicação original: Central de denúncia de casos de violência contra a mulher na BA aponta aumento de registros durante pandemia da Covid-19
SSP-BA divulgou no início da semana que nº de crimes contra mulher tinha reduzido no período. Para desembargadora, dados conflitantes podem indicar que muitas mulheres estão sem conseguir registrar crimes.
Dados da Central de Atendimento a Mulher (Disque 180) apontam que, durante o período de isolamento social por causa do coronavírus, o número de denúncias de violência contra as mulheres cresceu 54% na Bahia.
De acordo com o Disque 180, durante todo o mês de março, a central registrou 95 denúncias de violência doméstica, enquanto só nos primeiros 19 dias de abril, foram 146 denúncias.
No início da semana, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que desde que começou o período de isolamento inicial, houve redução nos casos de violência contra a mulher. A SSP-BA apontou que os casos de estupro caíram 46% e o de ameaçadas teve redução de 60%.
Para a desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), os dados conflitantes podem significar que muitas mulheres estão sem conseguir procurar ajuda.
“Infelizmente, eu acredito que essa diminuição nos números oficiais seja em decorrência da falta de acesso da mulher aos meios de denúncia”, afirmou.
“Antes, ela ia diretamente à Deam – a Deam continua funcionando, inclusive presencialmente -, ao Ministério Público, que está em teletrabalho; à Defensoria Pública, que também está em teletrabalho; e ao próprio judiciário”, acrescentou.
Ronda Maria da Penha
Para as mulheres que já possuem medida protetiva, a ronda Maria da Penha, por causa da pandemia, mudou a forma de atuação.
:”Nós estamos deslocando até a residência dessas atendidas, e lá nós realizamos o contato via telefone, para que eles não sejam expostas, já que nossa tropa está circulando nas ruas”, explicou a major Flávia Barreto, comandante da Ronda Maria da Penha.
Além de procurar a polícia, as mulheres podem denunciar casos de violência através do site da Coordenadoria da Mulher e solicitar o apoio da Ronda Maria da Pena pelo telefone (71) 3117-8224.