Saiu no site G1
Veja a publicação original: Casos de violência doméstica em Sergipe diminuem, mas Departamento de Grupos Vulneráveis alerta para possível subnotificação
.
O número foi 29,9% menor se comparado ao mesmo período do ano passado.
.
Entre o início do isolamento social, no 16 de março, até o dia 31 de maio deste ano, a Polícia Civil registrou 176 denúncias de violência doméstica. O número é 29,9% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando houve 251 ocorrências. O dado poderia ser uma comemoração, mas com a crescente onda de crimes contra as mulheres durante o isolamento, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) alerta para subnotificação nos registros.
.
“Nesse período de isolamento, em função da pandemia, houve uma grande redução no número de registros de violência doméstica, o que sabemos que não corresponde à realidade. Imaginamos que essa subnotificação tem se dado pela dificuldade das vítimas em vir pessoalmente registrar o boletim de ocorrência ou até mesmo através da Delegacia Virtual”, disse a delegada do DAGV, Renata Aboim. As pessoas que sabem de casos de violência contra a mulher também podem entrar em contato para fazer a comunicação.
.
De acordo com Ana Carolina Machado, também delegada do departamento, ações que não parecem graves podem evoluir para crimes contra a vida das mulheres. Entre março e maio de 2019, foram registrados sete feminicídios. Já este ano, houve apenas um registro a menos.
.
“Os números têm mostrado que os feminicídios tem duplicado, triplicado e até quadruplicado em alguns lugares do Brasil. Por isso, queremos reforçar o nosso compromisso com todas as mulheres sergipanas. Estamos 24 horas no plantão de gênero, no DAGV”, informou.
Campanha quer estimular denúncias de violência doméstica — Foto: SSP/Reprodução
.
A preocupação com os casos no país fez com que o Senado aprovasse no início deste mês de junho um projeto que prevê criação de serviços online para denúncia de violência doméstica.
.
Uma das campanhas do DAGV é a divulgação de um vídeo, sem áudio, em que profissionais da segurança pública trazem orientações para as vítimas de violência doméstica. Nele, estão presentes informações como os números 190 (Polícia Militar), 181 (Disque-Denúncia), 180 (Central de Atendimento à Mulher), 3205-9400 (Delegacia Especializada, em Aracaju). Também é possível fazer a denúncia pela Delegacia Virtual.