Saiu no site G1
Veja publicação original: Campanha contra assédio sexual no transporte público é iniciada em Campos, no RJ
.
Segundo a Prefeitura, a ação é realizada para inibir e conscientizar quanto a atos que atentem contra a dignidade sexual.
.
Uma campanha contra o assédio sexual no transporte público foi iniciada nesta quarta-feira (5) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Segundo a Prefeitura, a ação é realizada para inibir e conscientizar quanto a atos que atentem contra a dignidade sexual.
.
A campanha é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) em parceria com o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) e apoio do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do Instituto Federal Fluminense (IFF).
.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a ação alertará as vítimas de assédio sexual para chamar a atenção de mais passageiros, preservar provas, anotar dia, horário e local da agressão, tentar lembrar as características do abusador e ligar para os números 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) ou 100 (Direitos Humanos).
.
“Existe uma subnotificação dos casos de assédio. A intenção da campanha é constranger o abusador e mostrar para a vítima que ela tem respaldo legal, suporte para denunciar a violência sofrida. Tivemos nos últimos tempos ampla abordagem do assunto, com casos que chocaram o país, como homens ejaculando em mulheres dentro do ônibus. É necessário dar luz ao tema e encorajar as mulheres a fazerem denúncias”, comentou a assessora de Direitos Humanos da SMDHS e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vanessa Henriques.
.
O crime de importunação sexual foi tipificado este ano através da lei nº 13.718. A pena pode ser de reclusão de um a cinco anos, se o ato não constituir um crime ainda mais grave.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.