Saiu no site R7:
Veja publicação original: Brasil tem 147,3 milhões de eleitores; mulheres são maioria com 52,5%
.
Por Sayonara Moreno
.
Quase 71% da população brasileira é composta de eleitores. O número aumentou 3% em relação às eleições de 2014.
.
São 147,3 milhões de eleitores espalhados pelo Brasil e também no exterior, em 110 países.
.
E foi lá fora onde o número aumentou de forma expressiva: são 40% de eleitores a mais que as eleições de 2014, devido a mudanças no cadastro de brasileiros que residem em outros países.
.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1), pelo presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luiz Fux.
.
Durante o evento, ele criticou a repercussão de notícias falsas, as fake news e o quanto elas prejudicam o processo eleitoral democrático. Ele destacou, também, o papel do jornalismo profissional no combate ao problema.
.
Outra parte da população que apresentou aumento foi a de pessoas acima dos 70 anos, aqueles que não tem mais a obrigação de votar: este ano, eles são 11% a mais que as eleições gerais passadas. Também foi registrada queda no outro lado do eleitorado que não está na faixa do voto obrigatório: os jovens de 16 e 17 anos são 14,5% a menos que em 2014.
.
No total, as mulheres são a maioria: 52,5% do eleitorado brasileiro.
.
Uma novidade, este ano, é o título de eleitor com o nome social de pessoas transexuais e travestis: mais de 1,8 mil eleitores nesse perfil fizeram a escolha: a maioria em São Paulo, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro; os três maiores colégios eleitorais do país.
.
Em relação à escolaridade, a maior parte dos eleitores do Brasil têm ensino fundamental incompleto, o equivalente a 25%. Com nível superior, apenas 9%.
.
O ministro Luiz Fux vai deixar o cargo de presidente do TSE em 14 de agosto, véspera do fim do prazo de registro de candidaturas. No lugar dele, assume a ministra Rosa Weber.
.
Todos os detalhes sobre o perfil do eleitorado do Brasil estão no site tse.jus.br.
.
.
.
.
.
.
.
.