Saiu no site REVISTA COSMOPOLITAN:
Veja publicação original: Brasil é o país com mais igualdade de gênero na ciência
Mulheres produzem quase 50% dos nossos artigos científicos.
.
O resultado da última Gender in the Global Research Landscape, da Elsevier, pegou todo mundo de surpresa. Dos 12 países analisados pelos condutores da pesquisa, o Brasil foi o que apresentou mais igualdade de gênero na ciência – 49% dos artigos científicos produzidos por aqui são assinados por mulheres. Estamos à frente da Dinamarca (41%), dos Estados Unidos, do Reino Unido (ambos com 40%) e do Japão (20%), por exemplo.
.
Aliás, Portugal alcançou a mesma porcentagem que o nosso país, mas com um volume de produção menor. Para ter ideia, de 2011 a 2015, as brasileiras produziram 153967 artigos, 126406 a mais do que as portuguesas. E outra: nossa produção cresceu 11% dos anos 2000 pra cá.
.
Nossas cientistas também se destacaram quando o assunto é invenção. A proporção em comparação aos homens foi de 17%. É pouco? Sim. Porém, ultrapassa os 11% do levantamento anterior, além de ser um índice superior ao registrado nos Estados Unidos (14%) e no Reino Unido (12%).
.
Infelizmente, nem todas as notícias são boas. Os mesmos pesquisadores observaram que os artigos masculinos ainda são bem mais citados no Brasil, em Portugal, no Chile e no México, o que ressalta a importância de valorizarmos os trabalhos coordenados por mulheres. Entenda: Gisele Bündchen declara “é um momento importante para as mulheres”
.
.
.