Saiu no site G1:
Veja publicação original: ‘Botão do pânico’ é acionado pela segunda vez em Sorocaba
.
O “botão do pânico”, ferramenta que integra a rede de proteção às mulheres em Sorocaba (SP), foi acionado pela segunda vez no fim de semana. Conforme divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (8), uma moradora do Jardim Santa Helena, na zona norte, sentiu-se ameaçada pelo ex-marido e contatou a rede da Guarda Civil Municipal (GCM).
.
O aplicativo foi acionado às 22h de sábado (5), quando o homem estava no portão da casa da vítima, segundo a prefeitura. Poucos minutos depois, uma viatura da GCM chegou ao local e constatou que o ex-companheiro dela continua no portão.
.
Com base na Lei Maria da Penha, o homem já cumpria medidas protetivas, ou seja, deveria permanecer longe da casa e dos locasi frequentados pela mulher. Ambos foram levados ao plantão policial. Após registro do boletim de ocorrência, eles foram liberados, de acordo com a Guarda.
.
O “botão do pânico” foi usado pela primeira vez no dia 12 de abril por uma moradora da Vila Gabriel. Atualmente, 45 vítimas de agressão doméstica usam o dispositivo de celular em Sorocaba como uma das formas de combate à violência.
.
.
.
.