Saiu no site DIÁRIO DE NOTÍCIAS – PORTUGAL
Veja publicação original: As pernas de Rania são um crime no Cairo
.
Atriz Rania Youssef acusada de obscenidade pelas autoridades egípcias por usar vestido demasiado curto no Festival de Cinema do Cairo. Pena pode chegar aos cinco anos de prisão.
.
Era um vestido revelador, o que a Rania Youssef, 44 anos, levou na sexta-feira ao Festival de Cinema do Cairo. Sobre um corpete negro, usou um tule transparente que deixava pouco espaço à imaginação. Permitia ver as pernas da atriz e isso enfureceu uma série de gente.
.
As autoridades decidiram agora abrir um processo por “incitamento à libertinagem”. E a pena pode chegar aos 5 anos de prisão.
.
Foram dois advogados conhecidos por processarem estrelas no país, Amro Abdelsalam e Samir Sabri, que decidiram avançar com a acusação.
.
“Aquele vestido não obedecia aos valores, tradição e à moral social e isso minou a credibilidade do festival e das mulheres egípcias em particular”, disse Sabri à AFP.
.
O próprio sindicato dos atores criticou a forma como “alguns convidados se apresentaram”.
.
O ano passado, a cantora Shaimaa Ahmed foi condenada a dois anos de prisão – sentença depois reduzida a um ano – por gravar um vídeo em que comia uma banana de forma sugestiva.
.
Já em janeiro, a cantora Laila Amer foi detida por produzir um videoclip que as autoridades consideraram demasiado provocante.
.
Rania Youssef, entretanto, pediu desculpa pelo uso do vestido. Disse primeiro que deveria poder usar aquilo que entendesse, mas “se soubesse que ia provocar esta reação, nunca o teria feito.”
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.