Saiu na VEJA SAÚDE
Leia a Publicação Original
Pelo segundo ano, o encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), o mais relevante congresso sobre o câncer do mundo, aconteceu 100% online. Foram mais de 2 500 funcionários chamados, com dados de tratamento cada vez mais efetivos e individualizados. Mapeamos os destaques com a ajuda de experts. Confira:
O olaparibe, uma terapia-alvo (tipo de remédio que bloqueia uma molécula específica no organismo), reduzir o risco de retorno do tumor tipo HER-2 negativo em mulheres portadoras de mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2 . O trabalho, batizado de OlympiA, acompanhou 1,8 mil pacientes com alto risco de recidivas por três anos.
Outra terapia-alvo, um iCDK4 / 6, provou aumentar uma sobrevida de portadoras de outro tipo da doença em estágio avançado.
O poder da vacina contra o HPV
O câncer de colo de útero pode ser eliminado da face da Terra com os imunizantes que combatem esse vírus, reforça uma pesquisa divulgada no congresso. Ao analisarem dados dos Estados Unidos, cientistas notaram um declínio de 1% ao ano na incidência da doença nos últimos 17 anos. Eles atribuem o feito ao rastreamento de lesões pré-cancerosas por meio do exame papanicolau e à vacinação.Pena que a cobertura vacinal e baixa no Brasil, na casa dos 40%.