Saiu no site G1:
Veja publicação original: As 5 mulheres mais influentes da história no mundo, segundo pesquisa
Leitores da revista BBC World History elegeram mulheres com maior impacto na história mundial, como cientistas e ativistas
Marie Curie conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade (Foto: BBC)
Leitores da revista BBC World History elegeram as mulheres com maior impacto na história do mundo. Para eles, a maior delas foi Marie Curie (1867-1934), cientista que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade e ajudou a desenvolver o raio-X. Ela tornou-se a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel.
Outra das mais votadas foi Rosa Parks (1913-2005), presa nos Estados Unidos por ter se recusado a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco em 1955.
Seu protesto foi símbolo do movimento pelos direitos civis nos EUA.
Emmeline Pankhurst (1858-1928) foi uma das fundadoras do movimento britânico pelo sufragismo. Líder carismática, deu início ao movimento em massa que deu às mulheres o direito de votar.
Emmeline Pankhurst, fundadora de grupo que lutava pelo direito de voto feminino, em foto feita em 1º de janeiro de 1908 (Foto: AFP)
Muitos dizem que Ada Lovelace (1815-1852), uma pioneira da computação, foi a primeira “programadora” do mundo. Ela e o inventor Charles Babbage trabalharam em sua ideia de uma “máquina analítica” nos anos 1800.
A pioneira da Ciância da Computação Ada Byron, condessa Lovelace, em pintura de Margareth Sarah Carpenter (Foto: Reprodução)
A pesquisa de Rosalind Franklin deu em uma das mais importantes descobertas da ciência moderna. Em 1952, ela ajudou a criar uma imagem que permitiu entender a estrutura de dupla hélice do DNA.
Outras na lista são a princesa Diana, Madre Teresa e Indira Gandhi.
Princesa Diana durante recepção na Alemanha, em novembro de 1987 (Foto: AP Photo/Herman Knippertz, File)
Madre Teresa em foto de 1985, em Hong Kong (Foto: REUTERS/Andrew Wong)
Em 1983, Mubarak comprimenta a primeira-ministra indiana Indira Gandhi em uma cúpula de líderes em Nova Déli, na Índia. (Foto: File/AP)